É possível ter um parto vaginal sem dor?
“O parto sem dor pode ser realizado com o emprego correto de método eficiente de eliminação da dor no momento mais adequado do trabalho de parto, de modo a não prejudicar a sua evolução.
A anestesia peridural contínua é a que melhor apresenta essas características. Há quem defenda os métodos não farmacológicos de combate à dor (também chamada de “alternativos”), como banhos de imersão, massagem e outros “métodos naturais”.
Um dica muito importante:
Empregar o método da Psicoprofilaxia, atividade que faz uma análise psicológica, juntando técnicas e recursos na área de psicologia, promove o desenvolvimento durante o pré-natal também ajuda a eliminar o medo do desconhecido e ansiedade, o que diminui a sensação de dor durante o trabalho de parto.
Podemos chamar de parto sem dor, aquele que permite o conforto pleno, físico e emocional para dar à luz por via vaginal.
Atividade física antes do parto e no pós-parto
Lembrando que realizar atividade física é muito importante também durante a gravidez. Na verdade, sempre!
Exercícios controlados e conduzidos por um profissional da área da saúde contribuem para o bem-estar da gestante, auxiliando-a na sobrecarga da gravidez. O bacana da atividade física, é que aumenta um bocado a disposição física para o trabalho, além de proporcionar um poderoso relaxamento físico e mental, como também ótimas condições para o parto e ajuda na recuperação pós-parto.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
foto capa <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas”>Pessoas foto criado por yanalya – br.freepik.com</a>