fbpx

O desenvolvimento que até parece poesia

Como os bebês desenvolvem a habilidade de comunicação

A habilidade de comunicação do seu bebê, aumenta a cada dia, e descrevê-la é quase uma poesia… Alegria “boba” de aproveitar todas as coisas que estão por perto, em especial, a mamãe!

Os estudos mostram o “sincronismo” entre as mães e seus bebês, e como esse sentimento cresce com o passar dos meses. O que aumenta essa ligação mãe e filho. A criança necessita desse conforto emocional para se desenvolver.

Uma cena bastante comum, é quando a criança está acomodada em um determinado local da casa, perto da mãe. Ele olha para ela, murmura um pouco, balança os braços. Neste momento, a mãe responde com um olhar. Imediatamente o bebê se agita com os braços e pernas, para atrair a atenção da mãe. Lançando um sorriso e falando com a criança, um sorriso lindo também se ilumina no rosto do bebê, se esticando enquanto a mãe se aproxima.

Você pode olhar fixamente dentro dos olhinhos do bebê e iniciar uma “conversa” com murmúrios e sorrisos, ao passo que a criança acompanha o tom de voz da mãe. Depois se acalma e seus movimentos diminuem, ficando mais relaxado. Mas logo recomeça com os sorrisos e balbucios, até outra ação interromper essa comunicação.

Pode ser observada esse tipo de interação entre a mãe e o bebê desde os primeiros meses. No entanto, somente a partir do terceiro ou quarto mês que fica bem mais desenvolvida.

Observe, o bebê se comporta de maneira diferente com objetos inanimados. Prestam muita atenção com objetos novos e interessantes, e hoje, existem uma infinidade de brinquedos interativos. Mesmo aqueles objetos do cotidiano, que várias vezes a criança joga no chão, por não obter nenhuma resposta, diferente do relacionamento com as pessoas.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint