fbpx

A importância do pediatra para a saúde da criança

A escolha do pediatra é uma das maiores e mais importantes decisões que você vai tomar antes do bebê nascer

Afinal, é ele quem será responsável pela saúde e desenvolvimento do pequeno, estando presente em seus momentos e evoluções mais importantes.

Pensando nisso e na data de hoje, homenageamos todos os pediatras pelo seu dia. Parabéns!
Abaixo, listamos o que você precisa saber sobre esse profissional e suas funções que se estendem na vida dos pacientes e suas famílias.

O que ele faz? 

O papel do pediatra vai muito além do atendimento da criança, se estendendo a uma relação íntima e de empatia com toda a família.

É importante lembrar que empatia não é um profissional simpático, e sim, que possua afinidade para essa importante construção do relacionamento entre o pediatra e a família.

Por que as crianças precisam de um pediatra?

Basicamente, é o pediatra quem saberá orientar e cuidar, com propriedade e conhecimento, da saúde dos recém-nascidos, crianças e adolescentes. Será seu amigo (a) conselheiro (a) capaz de detectar problemas de desenvolvimento e, claro, cuidar de outras condições que acometem os pequenos.

Como escolher o melhor pediatra para a criança? 

  1. Planeje-se 

Caso você seja pai/mãe de primeira viagem, o ideal é que a busca pelo pediatra se inicie antes do nascimento do bebê, preparando os pais para os primeiros cuidados e desafios dos primeiros dias de vida.

  1. Pesquise 

É importante fazer uma pesquisa cuidadosa, conferindo se o profissional escolhido está devidamente certificado e, se possível, se é bem avaliado.

Não se esqueça de orientar-se da disponibilidade do profissional por telefone em caso de urgências, o local de atendimento, a viabilidade da agenda do mesmo com os seus horários e encaixe em doenças agudas do seu filho.

Recomendações de pessoas próximas são muito valiosas. Na dúvida, agende uma consulta com mais de um profissional e, após conhecê-los, decida-se.

  1. Pergunte 

Caso você esteja procurando um novo pediatra para uma criança mais velha, peça pela opinião dela após a consulta. Veja se ela se sentiu confortável e segura com o profissional, e deixe claro o quanto esses sentimentos são importantes para manter uma boa relação com o médico.

Fonte: Saúde Sistema

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint