É possível desenvolver habilidade de manipulação da criança, aplicando a brincadeira certa
Com uma grande caixa de papelão e bolinhas feitas de papel de seda colorido, é possível surpreender os pequenos entre 12-24 meses.
Para colocar em prática, pegue o papel e peça à criança que lhe ajude a fazer bolinhas com ela, até obter uma caixa papelão cheia.
Depois de enchê-la, distraia a atenção do seu filho com qualquer outra coisa ou brincadeira. Sem que ele perceba, introduza um objeto pequeno (um carrinho de brinquedo, um brinquedinho, bichinho de pelúcia ou qualquer objeto – adequado para a idade da criança.
Então, você pode contar uma breve historinha que o estimule a ir procurar dentro da caixa, até que encontre o objeto escondido. Isso também fará que se aproxime da criança e adquiram laços na comunicação. Ao achar o objeto “surpresa” o deixe examinar e brincar com o seu achado o tempo que ele quiser.
Você pode repetir a brincadeira, enchendo a caixa com outros materiais em vez de bolinhas de papel, poderá usar areia, tecidos, entre outros.
Uma ótima maneira de dar à criança um presente e a surpreendendo em alguma data comemorativa.
Atualmente, muitos especialistas têm relatado que crianças estão demorando mais para falar e a se desenvolver, diretamente relacionada com os ensinamentos, seja pela ausência dos pais ou uso contínuo das telas: tablets, celular ou TV. A criança não tem motivação para falar ou estimular sua capacidade de observar e localizar os materiais. Os “facilitadores” desestimulam a vontade de tomar iniciativa, provocando um tipo de “preguiça” no aprendizado da fala e coordenação motora.
Procure uma rede de apoio e persista para que a criança consiga o que deseja, aumentando sua capacidade de concentração e comportamento.