Brinquedos ou brincadeiras mirabolantes, são desnecessárias para a educação dos pequenos
A criança necessita apenas observar o mundo a sua volta. Sentir o vento, os sons das árvores e pássaros, observar uma rocha, olhar o céu e nuvens, descobrir a natureza e sonhar. É importante usar os sentidos externos para observar o mundo.
Música e controle da postura
Para uma brincadeira que estimule a controlar o movimento e favoreça sua criatividade psicomotora, você precisará apenas do seu tempo. Não será necessário qualquer material, apenas de um ambiente adequado, no qual possam se movimentar bastante sem obstáculos.
Veja como é simples entreter seu pequeno. De pé, coloque os pés da criança sobre os seus, fazendo com que se segure em suas pernas.
A mãe ou o pai segura a criança pelos ombros, anunciando-lhe que “locomotiva” vai partir e, então, começa a andar devagar pelo ambiente (ou por toda a casa), imitando o som de um trem em movimento ou cantando musiquinhas.
Pouco a pouco, aumente o ritmo e finalmente vai desacelerando ou se ambos estiverem cansados!
Quando retomar a brincadeira, posicione os pés da criança sobre os seus, só que desta vez ela pode ficar de costas para você e se prenderá às suas pernas com os bracinhos, enquanto a segura por baixo de suas axilas, firmando pelos ombros.
Você pode contar historinhas enquanto caminha e comente tudo que encontrar pela casa ou no quintal.
Esta é uma maneira excelente para iniciar seu filho (a) na dança, e pode ter certeza que serão momentos eternizados para a criança, além de aumentar sua confiança.