As crianças ficam doentes com frequência, e é muito comum os pais se questionarem em algum momento se a imunidade delas está adequada.
O que é imunidade?
A imunidade é a capacidade do organismo de resistir a eventos estranhos a ele, que podem causar mal, como vírus, bactérias, fungos e toxinas.
O que é o sistema imunológico?
O sistema imunológico é o conjunto de órgãos, tecidos, glândulas e células que são responsáveis pela defesa do nosso organismo.
O sistema imunológico é composto de duas partes:
Sistema imune inato:
A criança nasce com ele, e é o primeiro a responder quando uma agressão acontece. Ele é formado pela pele, pela córnea, e pelas mucosas do trato respiratório, gastrointestinal e genitourinário.
Sistema imune adquirido:
Esse sistema é constituído no decorrer da vida, e é responsável por responder a invasores específicos, a partir da produção de anticorpos por células chamadas linfócitos B. Esses anticorpos, a partir de sua formação, permanecem no corpo da criança, o protegendo de futuras agressões pelo mesmo agente.
O sistema imunológico é igual na criança e no adulto?
O sistema imunológico da criança não é igual ao do adulto. Ele ainda não desenvolveu as respostas de defesa que um adulto tem, e vai “aprendendo” conforme a criança cresce, e tem contato com o ambiente e com outras crianças, tendo infecções. A partir da adolescência, o sistema imune torna-se mais semelhante ao de uma pessoa adulta.
Quais são os sinais de imunidade baixa?
Alguns sinais de imunidade baixa são:
- Infecções respiratórias de repetição, com evolução grave, que podem evoluir para pneumonia
- Infecções de boca e olhos recorrentes (aftas, conjuntivite)
- Gengivite
- Infecções de pele recorrentes
- Infecções de ouvido recorrentes
- Febre e calafrios frequentes
- Perda de peso
- Diarreia de repetição ou crônica
- Ausência de ganho de peso e prejuízo no crescimento
Meu filho está tendo uma gripe atrás da outra, será que ele está com a imunidade baixa?
Um pré-escolar pode ter de 8 a 12 infecções virais por ano, e cada uma dessas infecções pode durar de 2 a 3 semanas. Então, se seu filho está tendo infecções frequentes, mas está crescendo e se desenvolvendo adequadamente, provavelmente seu sistema imunológico está em dia. De qualquer maneira, nas consultas pediátricas de rotina aborde essas questões com o pediatra dele, que irá avaliar se há alguma alteração na imunidade, e realizar as orientações sobre prevenções de infecções.
Como melhorar a imunidade do meu filho?
A imunidade da criança melhorará se alguns cuidados forem realizados:
- Aleitamento materno
- Boa alimentação
- Horas de sono adequadas: 12 a 16 horas para as crianças menores e 10 a 12 horas para os adolescentes
- Vacinas em dia
- Ambiente familiar tranquilo e confiável
- Manejo do stress: lazer, atividades prazerosas
- Prática de atividades físicas
- Consumo adequado de água
Existe alguma medicação para melhorar a imunidade da criança?
Até hoje, não há nenhuma medicação que comprovadamente aumente a imunidade de uma criança que não tem imunodeficiência.
Existe alguma vitamina que aumente a imunidade do meu filho?
As vitaminas são importantes para a imunidade, mas geralmente já as recebemos numa dieta saudável e balanceada. A vitamina C, muito difundida popularmente para combater gripes e resfriados, costuma estar em quantidade suficiente nos alimentos que ingerimos, e os suplementos geralmente causam um excesso, que será eliminado na urina.
Que alimentos meu filho deve ingerir para melhorar a imunidade em crianças?
A dieta da criança deve ser rica nos seguintes alimentos, para a construção de um bom sistema imunológico:
- Verduras
- Legumes
- Frutas
- Cereais
- Grãos
- Tubérculos
- Peixes
- Carnes
- Ovos
Preciso evitar algum alimento? As guloseimas atrapalham a imunidade em crianças?
Os alimentos ultraprocessados, como doces, salgadinhos, bolos industrializados, além de atrapalharem o apetite, fazendo com que a criança coma menos alimentos saudáveis, não contribuem para uma microbiota intestinal saudável, que é muito importante para o funcionamento adequado do sistema imunológico. Assim, o ideal é não oferecer, ou oferecer o mínimo possível desse tipo de alimento.
Antibióticos atrapalham a imunidade em crianças?
Os antibióticos combatem infecções, mas também alteram toda a microbiota intestinal, que tem papel importante em uma resposta imune adequada. Portanto, o antibiótico pode sim diminuir a imunidade. Assim, o ideal é que ele seja utilizado apenas quando houver uma real indicação e necessidade, para evitarmos um desequilíbrio na população bacteriana intestinal.
Conclusão
O sistema imunológico da criança está em desenvolvimento durante toda a infância, e as infecções recorrentes são comuns nos primeiros anos de vida. A boa imunidade é mantida com uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis.