fbpx

A maternidade ensina muitas coisas

Mãe é aquela que ensina os grandes valores da vida. Sob seus cuidados, os filhos exercitam, desde cedo, o amor, o respeito, a ética e a solidariedade.

Toda mãe abraça grandes causas. Ela amplia horizontes e alarga abraços, cultiva flores, amizades e ambições de mudar o mundo ao seu redor.

Em cada um de seus atos, o amor é visível, maior ou menor, não importa. Quanto às dores, ela as torna imperceptíveis, como forma de não preocupar aqueles que mais ama. No entanto, é mestra em transcender o sofrimento e ressignificar a maternidade, seu dom por excelência.

As mães de nosso tempo têm agenda lotada. Afinal, são muitas tarefas a cumprir com eficiência. Metas e sonhos se confundem, despistando muitas vezes o sentido da vida que ela ousou ensinar lá no início.

A maior parte das mães que trabalham fora de casa, tem dupla ou tripla jornada de trabalho. Muitas são chefes de família. E a partir do seu olhar cuidadoso, no desempenho de suas atividades, buscam contribuir com uma sociedade melhor.

Toda mãe precisa de um olhar especial. Se hoje sobra pouco tempo às mães para se cuidarem, que seus filhos possam nutri-las com a certeza de que são amadas e valorizadas por serem exatamente quem são: especiais e únicas.

Ensina também, a entender a família

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicada em 2018, metade das profissionais brasileiras deixava o mercado de trabalho um ano após engravidarem. Seja por preconceito, sobrecarga ou falta de rede de apoio, equilibrar carreira e família nunca foi uma tarefa fácil para as mulheres.

Porém, o debate sobre a necessidade de que carreira e maternidade não sejam escolhas antagônicas está avançando nas empresas. E, para algumas executivas, a criação de um filho, inclusive, despertou novas habilidades que elas levaram para suas carreiras.

Fonte: Sintaf | Exame

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint