fbpx

Dia Nacional da Adoção

Importância da adoção

“O Dia Nacional da Adoção é celebrado no 25 de maio, sendo implantado em nosso país por uma lei decretada em 2002. A adoção é o ato de aceitar uma criança ou adolescente em sua família, transformando-o em seu filho. A adoção cumpre propósitos de garantir o direito ao afeto de uma família a todas as crianças e jovens.

Atualmente, quase 10 mil crianças estão na fila para adoção, sendo que a maior parte delas possui idade superior a cinco anos. Os interessados em adotar uma criança ou adolescente precisam atender uma série de requisitos estabelecidos como forma de garantir ao adotado que ele tenha acesso a tudo que precisa.”

O que deve fazer para adotar um filho?

Tendo decidido que esteja preparada para adotar um filho, o processo de adoção é composto por uma série de etapas. Embora a demora para que o processo de adoção se concretize seja bastante criticada, ela pode ser, de certa forma, necessária e benéfica para ambas as partes. Assim como, em uma gestação, o futuro casal de pais tem tempo para elaborar mentalmente o seu filho e preparar-se para o exercício da paternidade, da mesma forma, os candidatos à adoção devem passar por experiência semelhante, imaginando, durante o processo de adoção, a mudança que ocorrerá em suas vidas.

Muitas vezes, o encurtamento desse processo pode trazer alguns prejuízos.
Quando necessário, a agência responsável por intermediar a adoção deve garantir um cuidado da gestante durante o período pré-natal, proporcionando assistência médica, psicológica e nutricional.

A agência também deve acompanhar:

  • a elaboração por parte do casal do momento e da motivação para a adoção;
  • a inscrição em um programa de adoção legal, com garantia de sigilo e confidencialidade;
  • a escolha do “bebê’ adequado para a família,
  • o acolhimento da criança no lar e na família;
  • o acompanhamento longitudinal do crescimento e desenvolvimento pelo pediatra.

Lembrando, que, os candidatos devem seguir todas as normas legais para a adoção.

Fonte: Brasil Escola / UOL | Sociedade Brasileira de Pediatria

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint