Linguagem do bebê: especialista esclarece dúvidas sobre o desenvolvimento adequado
Desde o nascimento dos filhos, um dos momentos mais esperados é o da primeira palavra – e que ela seja, de preferência, “mamãe” ou “papai”. Essa etapa tão esperada dos filhos deve ser vivida com paciência, pois o aprendizado das crianças, dos sons simples até a primeira palavra com significado, se dá em torno de um ano. As frases completas com argumentação coerente acontecem aos três anos e seis meses. A fonoaudióloga e coordenadora técnica de Fonoaudiologia Clínica do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Lúcia Menezes, esclarece algumas dúvidas sobre o desenvolvimento adequado da linguagem.
Em que período o bebê inicia o desenvolvimento da linguagem? E como são os primeiros estímulos?
Maria Lúcia Menezes: Os bebês, em torno dos três meses de idade demonstram preferência pelo seu próprio nome, o que evidencia o início da interação com o contexto linguístico das pessoas próximas a ele, (pais, familiares ou babás). Em torno dos seis meses, começam a emitir sílabas, (exemplos: dá…dá…dá..). Nessa etapa, o contexto familiar e afetivo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem do bebê. Quando as crianças sentem que as pessoas à sua volta estão respondendo à suas emissões vocais, (vogais e sílabas), sentem-se encorajadas a prosseguir, ocasião onde iniciam-se os jogos vocais. Assim, o bebê emite um som (a…a…a..ou da…da..da…) e os seus pais o imitam, envolvendo-se em uma comunicação afável.
Qual a idade certa para a pronúncia das primeiras palavras? Como a família pode contribuir para essa nova fase da vida dos pequenos?
MLM: Em torno dos doze meses, os pequenos começam a produzir as primeiras palavras. Os adultos devem interagir com o bebê falando frases pequenas. Para tornar a comunicação confortável, os pais devem dispor de um momento para a criança (no mínimo, 20 minutos) todos os dias e, de forma suave e afetiva, brincar com objetos que sejam do interesse dos pequenos. Enquanto brincam, dizer o nome do brinquedo e alguma característica do mesmo, por exemplo, se estão com um cachorrinho, poderão dizer “ Olhe o cachorrinho, ele faz au…au…au, olhe au…au”. Um ponto importante: nunca corrigir o seu filho ou dizer que ele falou errado. Repita a palavra que ele ainda não consegue falar corretamente em uma frase curta “olhe a bola, jogue a bola para o papai/mamãe”. Outro objeto interessante para interagir com o bebê e estimular a sua linguagem são livros com gravuras coloridas e alguns com sons de animais ou de instrumentos musicais.
Existe uma diferença na evolução da fala entre meninos e meninas?
MLM: Houve, nos últimos vinte anos, importantes descobertas sobre o desenvolvimento da linguagem e os seus distúrbios, estudos comprovam que em geral, um número maior de meninos, 4 meninos para 1 menina apresentam alterações no desenvolvimento da linguagem.
Em que momento os pais devem se preocupar com o atraso da fala do seu filho?
MLM: Em torno dos 18 meses, é esperado que a criança já use algumas palavras que se referem às pessoas, aos brinquedos e às ações que fazem parte da sua vida familiar. É a fase que a criança poderá falar algumas palavras como, mamãe; papai; vovó; nenê; bola; água. Os pais devem ficar atentos se o bebê, nesta idade, ainda não começou a se comunicar. Esse período é uma etapa importante para o desenvolvimento da comunicação verbal, que é considerada cada vez mais essencial para a socialização e o aprendizado da criança. Estudos afirmam que o desenvolvimento da fala depende fundamentalmente da sua exposição a um contexto linguístico afetivo e social e de fatores biológicos. Caso isso não aconteça, é aconselhável consultar um especialista.
Problemas de audição atrapalham o desenvolvimento da fala? E como identificá-los?
MLM: A audição adequada é fundamental para que a criança desenvolva a fala. Se o bebê, no primeiro ano de vida ainda não emite sons (exemplo: da…da…da; ma…ma…ma) e no segundo ano de vida, em torno dos 16 meses, continua silencioso, é aconselhável procurar um serviço especializado.
A convivência com outras crianças contribui para o desenvolvimento da fala?
MLM: Sim. Na creche o bebê tem oportunidade de conviver com crianças de diferentes idades. As atividades lúdicas, realizadas nesse ambiente são estimulantes para o desenvolvimento global dos pequenos, bem como o desenvolvimento da fala, motor, da socialização e da independência.
Vale ressaltar que a creche não substitui o ambiente familiar no desenvolvimento da fala.
Fonte: Suely Amarante/ Instituto Fernandes Figueira – IFF / Portal FIOCRUZ