fbpx

Saiba como cuidar direitinho do umbigo do seu bebê

A higiene do umbigo

O umbigo não é, normalmente, para a mãe, a parte favorita do bebê. Muitas irão tocá-lo com resistência e medo de que, só por mexer, possa sangrar ou que o bebê se machuque de alguma forma.
A verdade é que o umbigo não tem nenhuma fibra nervosa, portanto, mexer nele não causará dor no bebê. No momento do nascimento, o ato de cortar o cordão umbilical também não doeu no bebê. Uma hora após o parto, as artérias entram em espasmo, portanto, o sangramento é improvável.
Entenda que, se o umbigo não estiver infectado, os sangramentos importantes são impossíveis depois do primeiro dia. Aparentemente os pontos de sangue do umbigo são provenientes dos coágulos de dentro dele, e não são um problema. O umbigo é bem resistente.

Como higienizar

Esse cuidado garantirá a estética do umbigo para a criança e mais adulta.
O umbigo deve ser limpo em intervalos regulares, porque os germes desenvolvem-se rapidamente na sua superfície e, principalmente, no espaço entre o umbigo e a pele. Se há vários bebês no mesmo ambiente, use álcool metilado diluído, para a limpeza. Se ele estiver sozinho no quarto, água geralmente é suficiente, os germes serão só os seus, não há perigo para ninguém. O álcool metilado elimina a possibilidade de infecção cruzada entre os bebês, pois o umbigo é uma fonte comum de germes.

Limpe sempre a base do umbigo e, ao mesmo tempo, estique-o para poder alcançar o espaço entre o umbigo e a pele. Se o bebê chorar enquanto você está fazendo isso, não é porque está doendo, mas porque o álcool metilado ou a água estão gelados, em contato com a pele.
Caso esteja com um cheiro desagradável, limpe com mais frequência. Comunique o pediatra ou “parteira” caso a pele ao redor do umbigo ficar vermelha, muito provavelmente ele pode estar desenvolvendo uma infecção.

Quando chegar em casa, você pode parar de usar o álcool metilado, pois não há mais perigo de infecção cruzada. Simplesmente limpe o umbigo com um pedaço de algodão, se ele cair logo. Os umbigos podem demorar de quatro dias a seis semanas para caírem.

Granuloma do umbigo

Às vezes, depois que o umbigo cai, você pode notar um calombo úmido e rosado de tecido no coto que restou. Não importa o quanto você limpe, ele continua drenando fluidos e não se cura. Pode durar semanas. Às vezes, o calombo fica até maior. É o que se chama de granuloma, e é devido ao tecido de cicatrização, ou granulação, que não permite que o tecido normal o cubra. Se você levar o seu bebê à enfermeira ou ao médico, eles irão colocar um pouco de sulfato de cobre, e vai desaparecer rapidamente.

Na presença de sinais de inflamação ao redor do umbigo, como edema, hiperemia e calor no local com ou sem sinais sistêmicos de infecção em um recém-nascido, deve-se suspeitar de onfalite. A onfalite é uma infecção potencialmente grave, que exige tratamento hospitalar.

Fonte: PALAZZI, D.L.; BRANDT, M.L. Care of the umbilicus and management of umbilical disorders.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint