fbpx

Saúde do bebê

MEDO EXCESSIVO COM RELAÇÃO À SAÚDE DO BEBÊ

Você já sentiu falta de concentração no trabalho, insônia ou com aquele medo de que o bebê não seja saudável?

Toda gestante e seu parceiro, se preocupam com isso. Mas se uma preocupação moderada que não responde ao sossego é um aspecto inevitável – efeito colateral da gravidez, essa preocupação excessiva acaba inferindo nas atividades e muito provavelmente precisa de atenção profissional.

Converse com o seu médico. Considere alguns exames como uma ultrassonografia ou outro exame de triagem pré-natal que esteja agendado ou possa ser providenciado para afastar os temores.
Muitos médicos, de forma paciente, mostram-se dispostos a fazer o exame quando a paciente se revela muito ansiosa, particularmente se tiver algum motivo específico para temer pela saúde do bebê, ou faça parte do grupo de comorbidades. O motivo aparente pode ser leve ou exagerado.

Lembre-se que, os riscos desse tipo de exame para a mãe e para o feto são superados pelos riscos gerados pela grande ansiedade (principalmente se a futura mamãe deixa de se alimentar e dormir).

Embora esses exames não possam especificar todos os problemas em potencial, mostram sim de grande utilidade depois que o feto cresceu. Mesmo o esboço, borrado como apresenta do bebê normal com todos os membros e órgãos no lugar – isso proporciona enorme conforto. Esse fato, além do médico tranquilizar sua paciente, é de grande feito para ajudar a gestante a superar o problema: talvez volte a cuidar de si mesma e do bebê.

Você também pode participar de grupos com outras gestantes, especialista e talvez numa aula online para mulheres em gravidez. Afinal, identificar que muitas mulheres possuem as mesmas preocupações, pode ser reconfortante.

Caso contrário, procure um aconselhamento profissional.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint