fbpx

Um “guia” rápido para começar a jornada da maternidade

Se você está sem tempo para uma extensa leitura, te ajudamos com informações essenciais para começar essa linda jornada!

Muitos bebês têm bastante muco nas primeiras 24 horas, alguns podem até ficar um pouco azulados, quando a secreção gruda na garganta.
Fique tranquila, os bebês são bons em expelir fluídos das vias aéreas. Eles ficam muito bem de barriga para cima e não irão engasgar. Os pequenos, são bem projetados!

Desenvolvem manchas vermelhas na pele nos primeiros dias. Parecem picadas de mosquito. Elas aparecem mais nas áreas que ficam em contato com a fralda ou roupas.
Essa erupção é chamada de erythema toxicum e é uma resposta da pele ao contato, especialmente com tecidos, como o algodão. É inofensivo, não irritante e desaparecerá sem tratamento algum. Não está relacionado a algum tipo de alergia, mas se identificar algo diferente e recorrente, procure o pediatra para indicar o melhor tratamento.

O leite aparece em dois dias e meio. Antes disso, os bebês ou se alimentam ou dormem por longos períodos.
Nos primeiros dois dias, os seus seios só produzem um pouco de colostro. Portanto, alguns bebês acham que não vale muito a pena acordar. Deixe-o a vontade, que o leite virá de qualquer jeito. O seu trabalho é proteger os mamilos para não ficarem feridos pela boquinha da criança.

Peça para alguém experiente ajudar você a ajustar o bebê no seio.
Os bebês não nascem sabendo a técnica de amamentação, por isso, precisam aprender a fazê-lo corretamente. Enquanto não estão aptos, eles podem machucar o mamilo da mamãe.

Quando você sentir que os seus seios estão mudando e enchendo, significa que, em doze horas, o leite chegará. Então o seu bebê começará a se alimentar frequente e voraz; momento que vai parecer insaciável. Ele vai pegar e soltar o seio continuamente, por 24 horas. Deixe que ele se alimente.
Apesar da maneira que se comporta, ele não tem dor de barriga, nem gases. Ele só quer se alimentar e fazer com que o seu leite flua!

Os bebês são “criaturas marinhas”, no útero, e estão cheios de água logo que nascem. Acabam perdendo cerca de 10% do peso que tinham ao nascer.
É por isso que demora alguns dias para o leite chegar. Necessário esse tempo para perderem líquido, somente água.

Não existe possibilidade de “superalimentar” o bebê.
A criança só está tentando induzir um fluxo suficiente de leite. É normal quando comem demais e acabam vomitando.

Um colinho nunca é demais!
O seu pequenino acabou de sair do calor e da segurança do seu útero. Ele se pergunta onde está. Não consegue assimilar o som da batida do seu coração, preenchia a vida dele, quando estava dentro de você. Quando ele ficar irritado, peque-o no colo, o segure contra o seu peito e coloque o ouvido dele contra as batidas do seu coração. Isso acalma…

Não tem como mimar o seu bebê nesta fase.
O contato com a mãe nunca será demais ou muito íntimo. Atenção nunca é demais. Eles não conseguirão aprender maus hábitos, só os aproximarão e permanecerá um lindo vínculo.

Quando o leite chega, o bebê pode recomeçar a fungar e o muco pode voltar. Não é um sinal de resfriado, no entanto, como vivemos tempos de temperaturas oscilantes, fique atenta aos sinais.
O volume de leite aumenta muito e pode até entrar no nariz do bebê. Para proteger do leite, sua delicada mucosa, que é o revestimento dessa região, (ou até mesmo de ácido gástrico, caso ele vomite), as paredes produzem muco e duram semanas, pode ser que piore à noite.

É normal os bebês vomitarem. Entretanto, não devem vomitar bile.
Regurgitação é normal no bebê. Não significa que ele irá sofrer de refluxo ou que não está bem. Porém, se o vômito for verde e brilhoso, é importante procurar ajuda.

Muitos bebês soltam cristais rosados de “uréia”na urina, nos primeiros dias. Não é sangue, a mancha vermelha na fralda é normal e vai desaparecer quando a criança receber mais líquidos depois que o leite chegar.

Nunca desista de amamentar às 2h da manhã!
As coisas geralmente parecem terríveis no meio da noite, mas a coisa não parece tão ruim à luz do dia, não é mesmo? Cansada, um pouco irritada ou sentindo dores, e o seu bebê chora sem parar. Se o cansaço bater, tome a decisão no dia seguinte, mais calma e relaxada, se realmente vale a pena parar de amamentar.

Confira muitas dicas por aqui e compartilhe. Acesse nosso site Cheirinho De Neném, para conferir muitas novidades de enxoval para o seu bebê.

Fonte: Dr Howard Chilton – texto adaptado para o Blog.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint