fbpx

Será que é a sonhada Nidação?

 

Sangramento de Nidação

De 9 entre 10 tentantes, querem saber: isso é sangramento de nidação? Quando um pontinho de sangue aparece na calcinha a suspeita logo vem! Será que é a sonhada nidação? Será que chegou a minha vez de ser mamãe? Porém nem todo sangramento é sinal de que vem bebê por ai.

Devemos lembrar que outras hipóteses devem ser consideradas, inclusive a menstruação. Aliás, os maiores motivos de sangramentos ralos é pela menstruação, ela pode levar alguns dias para chegar e ficar “pingando”. Enquanto isso, a esperança existe e pode massacrar um coração cheio de ansiedade por um bebê.

Vamos lá, o que indica que é uma nidação e não menstruação chegando? Normalmente a menstruação vem com fluxo. Algumas vezes o fluxo pode ser menor e confundir a mulher, porém se houver, nem que seja um mínimo fluxo ainda sim deve ser considerado como menstruação. Algumas mulheres têm um sangramento escasso no inicio do fluxo, se não for de costume sair e não menstruar como sempre, a esperança acende uma luz amarela. Porém, antes de criar expectativas, deve-se esperar alguns dias para perceber se o fluxo virá como sempre.

Nidação é Exceção e Não Regra

O sangramento de nidação é a exceção e não a regra. Nem todas as mulheres que engravidam o veem. Podemos dizer que apenas 20% das mulheres apresentam esse sangramento após a implantação. A grande maioria não consegue constatar a gravidez por meio desse sangramento. O sangramento de nidação é de baixíssimo fluxo, aliás, não deve acontecer fluxo neste sangramento.

Na verdade ele acontece pela fixação do embrião e pela descamação que a implantação favorece no endométrio. Para entender melhor, digamos que o útero é um campo acolchoado onde o bebê irá se acomodar e quando isso acontece, será necessário que o colchão seja aberto para acomodar o bebê em um pequeno buraco na camada de sangue.

Esse ato de afundar tiraria uma pequena quantidade de sangue do endométrio e se houver passagem, o sangue irá sair pela vagina da mulher. A grande maioria das vezes em que o sangramento de nidação aparece é sem fluxo e durante um curto espaço de tempo.

Quantos dias dura a Nidação?

Podemos dizer que o sangramento de nidação não deve ultrapassar 3 dias e não deve ter fluxo. Se tiver, alguma coisa pode estar errada. Nestes casos há a possibilidade de baixa hormonal (progesterona) o que causaria um risco eminente à recente gestação e nesse caso é preciso ajuda de um médico ginecologista.

Sangramento de Nidação – Características

Mas como sei que o sangramento que tive é de nidação mesmo? Como saber que não é apenas um escape? Simples, o sangramento de nidação é o quando há gravidez. Somente com a presença de HCG no organismo, é possível dar 100% de certeza que o sangramento que aconteceu foi realmente de nidação.

O sangue não deve ter volume de forma alguma para ser suspeito de nidação. Ele deve ter aspecto vermelho amarronzado e também vermelho claro. Também pode aparecer como uma borra ou corrimento marrom , porém sempre em pouca quantidade.

Escape por Privação de Medicamento

Lembre-se que nem todo sangue é de implantação, ele pode ter vários outros motivos, inclusive de escape e de ovulação quando for o caso. Algumas mulheres podem ter sangramentos devido a medicamentos que tomavam ou tomam, como o anticoncepcional ou pílula do dia seguinte.

Neste caso esses sangramentos são escapes por privação da medicação ou mesmo algum sinal do corpo em relação à medicação. Neste caso não há motivo para pânico se não quer engravidar. Deixe passar alguns dias e se não tiver fluxo menstrual, faça um teste para tirar a duvida.

Quanto Tempo Depois do Sangramento de Nidação Posso Fazer o Teste?

Só após a implantação, o HCG hormônio da gravidez é produzido. Antes disso, pode haver indícios dele no organismo. Uma teoria minha, é que a fecundação secretaria uma quantidade mínima de HCG, onde apareceriam aqueles valores pequenos, acima de 2,0. Algumas vezes o valor chega a 5 até mesmo 6mUi de HCG por conta da implantação. Porém os valores só são consideráveis acima de 25mUI.

Se feito muito tempo antes, as chances de ter um beta HCG indeterminado são muito grandes. Isso se o exame feito for o quantitativo, pois o qualitativo não detectará números tão baixos como esses. Podemos dizer que o beta HCG quantitativo pode ser feito à partir do 5º dia após a implantaçãoe possível sangramento de nidação, mas sempre quando esse acontecer num prazo de 7 a 15 dias depois da relação sexual. No entanto, aconselha-se que um exame seja feito à partir do 20º dia após a relação sexual para verificar se há gravidez.

Alguns testes de farmácia conseguem detectar o HCG no 2º dia após a nidação. Os mais sensíveis com 10mUi de quantidade mínima podem dar uma linha bem fraca, algumas vezes quase imperceptíveis. Isso pode dar um baita nó na cabeça da mulher. Porém aconselha-se a repetir o exame em 48 horas que é um prazo razoável para que o HCG dobre de quantidade. Caso o sangramento de nidação não cesse é aconselhável procurar um medico.

Dúvidas das Leitoras:

Como diferenciar sangramento de nidação e menstruação?

A diferença do sangramento de nidação e da menstruação está na quantidade e no volume do sangramento. A nidação é pouco, só para sujar e cessa rapidamente e já a menstruação o sangramento tende a aumentar e durar alguns dias.

Como funciona a nidação?

A nidação é a implantação do zigoto no útero. Após a fecundação do ovulo nas trompas ocorre todo o trajeto até o endométrio onde será fixado e se tornará um bebê. Nessa fixação pode ocorrer o sangramento de nidação.

Nidação de gêmeos é diferente?

Não, é impossível determinar a quantidade de bebês devido aos sintomas da nidação. Os sinais são idênticos a uma gestação única.

Tive relação no período fértil e sangrou, pode ser nidação?

Não, já que ainda é muito cedo para ter acontecido a implantação. O que poucas mulheres sabem é que existe também sangramento de ovulação e pode ser facilmente confundido com o sangramento de nidação.

 

Por Patricia Amorim

 

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint