fbpx

Mãe sem culpa, é possível?

Realidade e prioridades!

Muitas mamães se sentem “culpadas” por se acharem insuficientes no quesito “mãe”. A pressão midiática ou pela sociedade, são forçadas a se transformarem em Super Mães!

Na verdade, as mães da vida real, surtam, se culpam, são afetadas diretamente pela alteração hormonal, como também ao esgotamento físico. Cada gestação traz novas experiências e algumas cobranças da sociedade – “Por que optar por cesárea se o meu foi sempre parto normal nas cinco gestações?” ou “Sempre deixei meus filhos com os avós e embarquei numa viagem com o meu marido…”

Podemos afirmar que o que trará paz e harmonia, com certeza é o equilíbrio de todos esses fatores. Ser mãe realmente é uma cobrança em tempo integral. Seja por estar presente e acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu filho, ou simplesmente ficar ausente do seu trabalho e se distanciar da profissão, gerando um conflito de valores e prioridades.

Um bom diálogo com o seu parceiro poderá ajudar muito… ou aquele bate-papo com as amigas que já passaram por isso em suas gestações, com certeza contribuirá!
Nem sempre essa cobrança é positiva. Podendo acarretar uma depressão, entre outras neuras ao se sentir frustrada como mulher, esposa ou mãe. Cuidado com os excessos!

A culpa pode ser interessante e positiva até certo ponto. Como mencionei, o equilíbrio faz parte das nossas vidas. Tudo deve ser na medida certa.
Cuidados sem exageros para não encanar, afinal, cuidar do corpo não vale só para a estética e sim, recomendações práticas de saúde. Mas é preciso relaxar e descomplicar, tornando assim tudo mais leve.

O papai também deve dividir essa culpa, é importante para o casal! Como dividir tarefas do cotidiano!
Essa relação com a sociedade, que também nos cobra e aponta diariamente para um perfeito papel de grandes papais, como a Família Doriana Feliz, não existe! Portanto relaxe, medite e curta um pouco de toda essa nova experiência. Afinal, a cada gestação é uma descoberta e uma nova programação na sua vida.

O que se torna óbvio, visto pela lente da retidão, o papel dos pais definitivamente é a base do desenvolvimento dos filhos, como também da sua educação.
Sim, os exemplos começam em casa e logo perceberão seus filhos os copiando!

Sendo assim, desgrude um pouco dos telefones, da TV ou da casa, passe mais tempo juntinhos! Curtam cada momento, como as árvores permitem serem balançadas pelo vento!

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint