fbpx

A posição certa para o bebê dormir

Posição do bebê para dormir

Esteja atenta ao posicionar o seu bebê para dormir, desde os primeiros dias em que estiver convivendo com ele na maternidade.

Ele deve dormir (preferencialmente) em seu berço, de barriga para cima e, caso apresente regurgitações e vômitos, a posição de lado pode ser adotada, desde que o bebê seja adequadamente acomodado com uma alguma almofada para não se virar de barriga para baixo.

Outros cuidados são essenciais para o manter seguro enquanto dorme, como: a ventilação, a higiene e um ambiente calmo, etc

Pediatra indica barriguinha para cima, entenda os riscos:

O bebê dormiu. E você sabe como deve deixa-lo para descansar ou dormir? Não é uma preocupação desnecessária, pelo contrário: é super essencial. O que garante a segurança e a saúde do seu pequeno durante o sono.

Mantenha o bebê com as costas apoiadas em uma superfície firme – barriguinha para cima. NUNCA coloque ou deixe a criança de barriga para baixo (bruços) ou de lado, conforme descrevemos acima. Os dois jeitos estão ligados à Síndrome da Morte Súbita do Lactente, que faz com que o bebê perca a vida enquanto dorme, sem muitas explicações.

“Não sabemos explicar exatamente porque esses bebês morrem. É inesperado e permanece sem explicação mesmo depois de minuciosa investigação”, conta a pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Vera Fieldman Ramalho Valverde. O risco é maior em crianças de dois a quatro meses de idade.

Outros fatores apontados por especialistas, como por exemplo, consumo de álcool e fumo na gestação, quartos muitos aquecidos, uso de cobertas, objetos que podem sufocar o bebê ou mantas soltas, excesso de roupa e o colchão macio demais, afundando a criança.

Por isso, além de posicionar o bebê de barriga para cima na hora do repouso, não use travesseiros, bichinhos de pelúcia no berço, cobertores e não divida a cama com a criança.

 

Apoio de amamentar e outra maneiras que você pode utilizá-lo com o seu bebê

 

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint