fbpx

Dicas e segurança para os bebês

Você sabia que choques acima de 50 volts já podem machucar?

Na creche, pré-escola ou em casa, todo cuidado é pouco. Importante que os pais e cuidadores fiquem atentos. Basta um minuto de descuido e pronto! Tomadas à vista ou fios soltos, transformam o ambiente em um local perigoso e inadequado para as crianças.
A fase que a criança começa a engatinhar, é o inicio de descobertas e é claro, mais independência. O momento de voltar toda atenção às ameaças que poderão comprometer o bem-estar dos bebês. Os choques elétricos são uma delas e muito comuns.

 Vale o alerta e algumas dicas simples para adotar no seu ambiente de trabalho ou em casa.
Um arquivo consta que de janeiro a junho de 2013, cerca de 165 crianças brasileiras, de até nove anos, sofreram acidentes por choque elétrico e tiveram de ser hospitalizadas. Em 2011, foram registrados 95 óbitos nessa faixa etária.
“Segundo dados do Ministério da Saúde todos os anos 3,6 mil crianças morrem e outras 111 mil são internadas por motivos acidentais no país…”
De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, produzido pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano de 2019, das 697 mortes por choques elétricos relatadas no Brasil, 11% envolveram crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos.
  • Quanto menor o corpo, menor a resistência à carga elétrica, por isso as crianças são mais vulneráveis e podem sofrer queimaduras externas e internas, arritmias, insuficiência renal, dentre outras consequências desastrosas ao seu desenvolvimento.
  • Muitas pessoas não sabem, mas ao retirar um cabo da tomada, a corrente elétrica pode permanecer por um tempo na ponta, o que pode causar choques. Procure alertar e conversar com o seu filho, evitando o menor acidente doméstico.
  • Outro perigo é deixar aparelhos eletrônicos próximos às pias, aos chuveiros e às banheiras! Nada de secador de cabelo ou chapinhas pelo banheiro. Quando você menos imagina, a mãozinha estará lá agarrando seus itens de beleza!
    Após a mudança e o novo padrão das tomadas, adaptamos inúmeros benjamins e extensões para ligar um aparelho ou mesmo compartilhamos dois ou mais equipamentos por tomada, sobrecarregando de energia. Necessário que todas as tomadas tenham fio terra.
 Na reforma, peça para que as tomadas sejam colocadas em uma boa altura, assim evitará que a criança tenha algum contato direto e esteja ao seu alcance.

Utilize protetores de tomadas.

O protetor de tomada, evita que as crianças pequenas coloquem os dedos ou objetos pontiagudos nas tomadas da rede elétrica, impedindo de maneira segura o choque. Eles são fabricados na cor transparente ou branca para não chamar a atenção da criança e não interferir na decoração. Sua composição: Polipropileno

Caso ocorra algum acidente causado por descarga elétrica, por menor que tenha sido, leve a criança imediatamente ao hospital para uma avaliação.

Nossos pequenos são super dependentes e necessitam do nosso apoio e atenção para se sentirem seguros, então jamais descuide. Os perigos existem, e você deve colocar limites para que aprendam.

Na verdade, uma pesquisa aponta que as crianças se sentem amadas ao serem limitadas. Então, estabeleça os limites para uma boa educação e promova essa segurança.

 Fonte: Folha Vitória

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint