fbpx

Mamãe eu quero mamar!

Amamentação e alimentação saudável para crianças pequenas

Contribuindo com o assunto, a querida Maria da Graça Endres da Mama Aí – Consultoria em Amamentação, divide algumas orientações e práticas saudáveis para as mamães e seus bebês.

Tendo em vista a importância da Segurança Alimentar e Nutricional, o Senac São Paulo e o Santander Universidades, disponibilizam alguns materiais e cursos contendo dicas e introdução de novos alimentos, com objetivo de apoiar ações de promoção da amamentação e alimentação complementar para crianças menores de dois anos.

A boa alimentação começa com a a amamentação. Mas fique calma, mesmo quando existem obstáculos, podem ser superados com o apoio dos familiares, amigos e a equipe de saúde.

Atualmente, com os apoios sociais, o assunto se torna acessível a todas mamães, que enfrentam dificuldades nesta fase tão importante para o bebê.

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite do mundo, com 221 unidades e 186 postos de coleta, segundo o Ministério da Saúde. Apesar da estrutura e das mobilizações, o número de doações ainda é baixo, e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano consegue suprir aproximadamente 60% da demanda para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais do país. (Fonte: Agência Brasil)

Por que o leite materno é bom?

O leite materno é forte e adequado para o bebê, que não vai necessitar de outro alimento até os 6 meses de idade. Importante manter a amamentação após esse período, mas deve ser acompanhado com os demais alimentos habituais da família.

Vantagens para a mamãe e o bebê

  • Alimentação mais completa;
  • Fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins (Explica porque as fezes são aguadas e que a urina se apresente bem clarinha e abundante);
  • Protege da maioria das doenças;
  • Super prático! Não precisa ferver, misturar, coar ou dissolver;
  • A qualquer hora ou lugar, a mamãe pode amamentar;
  • Estreita e fortalece os laços entre a mamãe e o bebê;
  • Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto;
  • Também protege a mãe da anemia, pois impede a menstruação;
  • A amamentação diminui as chances da mãe ter câncer de mama e de ovário.

Existem inúmeras medidas possíveis para descrevermos aqui. O assunto, com certeza merece ser explorado! Pode acreditar, vale super a pena estudar e procurar apoio sobre a amamentação. Saiba mais em MamaAí Consultoria e fique por dentro.

 

Referências:

MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR). Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos. Brasilia (DF): 2002.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint