fbpx

O que você deve e não deve fazer

O que você deve fazer para alimentar bem o seu filho

Algumas dicas para facilitar a amamentação, caso você não possa amamentar o seu filho

  • consulte sempre um pediatra para certificar a fórmula infantil adequada que contém as necessidades nutricionais de seu bebê de acordo com a sua faixa etária. “Até os 06 meses, utilizam-se as fórmulas chamadas “de partida” (que apresentam o número “1” no rótulo) e, a partir do sexto mês, são utilizadas as fórmulas chamadas “de seguimento” (com o número “2” no rótulo)” – SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria);
  • para o preparo, utilize água de qualidade e, preferencialmente, ferva por aproximadamente 3 minutos;
  • ofereça a fórmula em mamadeira ou copinho. Lembrando que o copinho apresenta menor chance de contaminação, mas não descarta todo processo de higienização (lave bem e ferva por cerca de 15 minutos).

Utilizando a mamadeira

  • tenha cuidado com a higiene e forma de lavar, evitando qualquer contaminação com micro-organismos;
  • lave as mamadeiras (e todos os acessórios), os bicos e as tampas com água corrente morna e sabão neutro;
  • e um cuidado especial na parte interna do bico da mamadeira;
  • “para melhor higiene, após a lavagem, colocar as partes da mamadeira na máquina de lavar louça (em temperatura quente) ou ferva em panela grande por 15 minutos, cobrindo totalmente as partes com água”;
  • deixe todos os acessórios da mamadeira, com a boca para baixo e deixe secar naturalmente. Não enxugue, para não contaminar através da toalha;
  • “outro procedimento possível e a imersão da mamadeira em água com cloro, por exemplo: hipoclorito de sódio 2,5%. Colocar 20 gotas em 1 litro de água e submergir os componentes da mamadeira por 15 minutos”.

OBSERVAÇÃO:

Jamais guarde restos de leite ou outros líquidos na mamadeira para dar depois ao seu bebê. Despreze o que sobrou.

O que você não deve fazer

Motivos para não dar leite de vaca integral ao seu bebê

O organismo do seu bebê recém-nascido ainda está em desenvolvimento, e qualquer tipo de alimentação incorreta neste período, pode comprometer, “por vezes” de forma definitiva, a sua saúde. Sendo assim, é extremamente importante que você cuide bem da sua alimentação, para que seu bebê possa se desenvolver de forma saudável.

“Alguns alimentos, como o leite de vaca integral (seja na forma líquida pasteurizada, longa vida ou em pó), além de serem insuficientes em uma série de nutrientes fundamentais para o recém-nascido, ocasionam sobrecarga de outros, como proteína, sódio, potássio e cloretos, que são fornecidos em excesso. Essa sobrecarga possibilita o desenvolvimento de doenças no futuro” – SBP.

O leite de vaca integral, possui baixos níveis de ferro, zinco e de vitaminas C, D e E, e sua ingestão de quantidades insuficientes de ferro por exemplo, poderá levar à anemia carencial ferropriva. Uma doença que compromete o crescimento e o desenvolvimento da criança, pode gerar problemas futuros, afetando seu aprendizado e capacidade de trabalho.

As crianças muito pequenas que consomem regularmente o leite de vaca integral, também poderão adquirir hipersensibilidade às proteínas do leite de vaca, ficando mais predispostas a desenvolverem doenças alérgicas e a apresentarem micro-hemorragias no intestino, aumentando essa deficiência de ferro. Por todos esses e entre outros motivos, orientamos que, não dê leite de vaca INTEGRAL ao seu filho!

NOTA:

Conforme a indicação da S.B.P. e O.M.S., até o sexto mês (exclusivamente) os recém-nascidos devem ser preferencialmente alimentados ao peito. “Na impossibilidade de receberem o leite materno ou da continuidade do aleitamento materno”, indica-se a utilização das fórmulas infantis citadas acima, que são específicas para cada idade.

Fonte: Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade – pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint