fbpx

A amamentação deve ser um ato de prazer e amor

Sem julgamentos, vamos conhecer (um pouco) essa “mágica” da amamentação

O aleitamento materno é uma prática que a Organização Mundial da Saúde  (OMS) recomenda e traz grandes benefícios para a mãe e para o bebê. Além de fornecer todo alimento que um bebê necessita até os 6 meses de idade.

Curiosidade:

Entenda antes de entrar no mundo da amamentação, tudo que ingerir durante a amamentação, determinará o paladar e o olfato do bebê. Sendo assim, seu pequeno vai sentir os “sabores dos alimentos” pelo leite materno.

Quantas vezes o recém-nascido mama por dia?

De oito a 12 vezes ao dia. Na verdade, sempre que sentir fome vai querer mamar, e a cada 2 ou 3 horas. Normalmente o bebê vai sinalizar quando estiver com fome, colocando a mão na boca ou se aproximando do peito, meio que choramingando. Mas é importante que se atente ao tempo de alimentação antes mesmo dele começar a chorar ou pedir pelo peito.

“O choro é um sinal tardio de fome. Muitas mães que estão inseguras em relação a amamentação, costumam interpretar o comportamento de mamar com mais frequência como sinal de leite fraco ou insuficiente, o que pode resultar na introdução precoce do suplemento”, afirma a nutricionista Annie Bello.

Tempo da mamada

O tempo da mamada pode influenciar o número de vezes que o bebê necessite mamar. O tempo de permanecia em cada mama não deve ser fixado, vai variar de acordo com a fome do bebê, do intervalo da última mamada e do volume de leite na mama. A duração variável, a criança satisfaz em 10, 15 ou 40 minutos.

Deixe sempre a criança na mama enquanto estiver sugando. Alguns bebês mamam em 10 minutos, outros num tempo maior.

Recém Nascido: tem menos força, ele mama às vezes 1 minuto e dorme, é fundamental que o desperte para que continue mamando. Nas primeiras semanas o RN mama em intervalos curtos de tempo (em torno de 2 hs). Não deixe passar de 3h sem mamar para que não tenha o risco de hipoglicemia, se o bebê for dorminhoco, é importante que o acorde mesmo no horário noturno.

Após 4 semanas: o bebê já recuperou o peso do nascimento, as reservas de nutrientes já são maiores, o risco de hipoglicemia reduz e você pode alongar o intervalo da mamada noturna. Pode tentar organizar os horários das mamadas para que fiquem de 3h em 3h, totalizando assim 8 vezes por dia.

Entre 6-8 semanas: muitos bebês tem um período de sono maior (4-5h). Estabeleça um padrão do sono noturno com o quarto escuro, silencioso e quente. Não acenda as luzes para a mamada da madrugada. Se a fralda estiver úmida, troque rapidamente.

OBS: Considerar se houve prematuridade, o peso, a idade, a eficiência do bebê. Mesmo o bebê com fórmula infantil, mama mais ou menos o mesmo tempo que ao seio.

Fonte: Annie Bello / Especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ. Mestre e Doutora pela faculdade de medicina UERJ- Utah University. Professora Adjunta de Nutrição Clínica da UERJ – disciplina materno-infantil.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint