Vínculo pais-filho na gravidez, à espera do bebê!
É extremamente importante esse vínculo no momento da gestação.
O papel da mãe é essencial para a formação do psiquismo (parte psicológica) do bebê. E você sabe a relevância para essa estruturação da personalidade da criança? A atitute emocional da mãe orienta o bebê, conferindo qualidade de vida à sua experiência e servindo como organizadora da sua vida psíquica.
A vivência da gestação, com todos os seus sentimentos intensos, variados e ambivalentes, está intimamente relacionada à história e às situações vividas pela gestante ao longo de sua vida.
Total influência na adaptação da mulher a seu novo papel e na formação do vínculo com seu filho. Está relacionada às expectativas da futura mãe quanto ao pequeno ser que se desenvolve em seu útero.
Devemos enfatizar que a gestação não pode ser encarada como um momento especial apenas pela gestante. Ambos devem compartilhar os sentimentos de alegria, tristeza, preocupação, medo, sonhos, fantasias e até mesmo angústia.
O papel do companheirona gravidez tem sido cada vez mais valorizado.
Os maus-tratos à gestante ou o seu abandono por parte do companheiro podem afetar profundamente o feto em desenvolvimento.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria.