fbpx

Coceira na gengiva

Os sinais clássicos de desconforto dos primeiros dentinhos

A partir dos três meses, a gengiva que está se preparando para a chegada dos dentinhos começa a coçar. Porém, dias antes da erupção fica mais inchada ou mais inflamada, com toda certeza isso incomoda bastante a criança.

Os pequenos tentam coçar com tudo o que podem, inclusive com os brinquedos que levam à boca. Por isso, muito cuidado: fique de olho, pois alguns objetos têm a consistência mais endurecida ou algumas pontas que podem machucar a gengiva e piorar ainda mais o desconforto.

Com essa irritabilidade de alguns bebês, até deixam de comer um pouco. Para atenuar essa situação, os mordedores entram em ação. Há vários tipos, cores e formas. Alguns têm líquido dentro; outros podem ser colocados na geladeira, pois a temperatura mais fria acalma e traz alívio.

Escolha um mordedor macio, mole, lavável, que não ofereça risco de ferir a gengiva e de um tamanho grande o suficiente para que ele possa segurar sem nenhum risco de engasgar. Se você escolher um desses modelos que contêm líquido no interior, cuidado apenas para que, com as mordidinhas constantes, não fure e o bebê engula o líquido.

Mães ou pais podem também fazer uma massagem com o dedo indicador na gengiva do bebê. É preciso higienizar bem a mão antes, e ter cuidado para não levar umas mordidinhas, um pouco doloridas! Outra forma para aliviar o desconforto é deixar a criança morder um pano macio, como uma fralda de boca, por exemplo, molhada com um pouco de água filtrada e bem fria. Isso ajuda muito.

Há remédios ou pomadas para melhorar o desconforto da erupção dentária?

Algumas crianças apresentam um desconforto realmente. muito intenso com a erupção dos dentes. A gengiva fica bastante inflamada e dói. Nessa situação, podem ser indicados analgésicos ou antitérmicos. Mas converse com o pediatra antes. Lembre-se de que só ele pode prescrever medicações para seu filho pequeno.

Há no mercado algumas pomadas para passar na gengiva. Algumas delas contêm uma substância anestésica, a benzocaína, utilizada para melhorar os sintomas de desconforto. Mas isso também é um remédio, e não está isento de efeitOs colaterais, como alergia, por exemplo. Por isso, nesse caso também o melhor a fazer é conversar com o pediatra, para obter uma orientação segura e precisa.

Nunca medique seu filho sem orientação médica. A tentativa de alívio pode se transformar em um pesadelo depois.

Fonte: Extraído trecho do livro da Dra Ana Escobar.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint