fbpx

A importância da arte!

A criança se expressa através da arte

Quando uma criança recebe um papel e qualquer coisa que seja possível rabiscar, naturalmente o processo do desenvolvimento da linguagem se torna algo essencial. Desde os tempos da Pré-história, os homens se comunicam através da pintura. Podemos considerar que o desenho tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança.

É possível perceber que os desenhos atuais, menos explorados em planos 3D, facilitam a comunicação e sua reprodução, permitindo que seu pequeno brinque em casa com materiais simples, como fotos e outras texturas.

A auto-expressão atua diretamente com o seu mundo afetivo, através da utilização das formas, cores, símbolos, entre outros. Basta um pouquinho de percepção de leitura, que você poderá observar os sentimentos e valores do seu pequeno.

Em todo Brasil os artistas se movimentam para a maior diversificação de materiais e exposições interativas. Defendem que a arte explora novos conhecimentos além de oferecer um ambiente estimulante. Após o movimento Impressionismo no século XIX, conseguimos manifestar diversas obras de arte, desconsiderando criticas pesadas e incentivando cada vez mais, outros elementos e produções. Essa “flexibilidade” artística, permite que o universo infantil seja estimulado e desafiado. Claro que, o educador tem um papel importante nesta formação. Por isso, o rigor na hora de escolher quem ficará próximo do seu filho, atendendo às exigências.

Criatividade e imaginação

Criatividade sem limites

Deixe seu pequenino se interessar pela arte, para auxiliar seu desenvolvimento integral. Pincéis, massinha de modelar, giz de cera entre outros materiais, tudo se transforma em arte para os pequenos.

Essa é a melhor comunicação, afinal, a criança se expressará de diferentes formas através da criatividade e imaginação. Sem contar que, a arte além de transformar, aproxima e humaniza.

Algumas crianças se destacam na vida adulta e até se dedicam a ser um artista. Mas não é porque seu filho desenhará ou fará arte por toda casa, ou até mesmo adquirindo bons traços, não significa que ele será um grande artista! É provável que através dos desenhos, se expressará com emoções e sentimentos, até as mais profundas sensações, e é esse o ponto que os pais devem potencializar desde cedo.
A liberdade de expressão nunca esteve tão em alta, como também a igualdade de gêneros (significa que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres. Também conhecida como igualdade sexual, esta é considerada a base para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e discriminações), sendo assim, guiar e apoiar seu filho, significa além da expressão artística, é uma fonte de benefícios!

Deixe a arte presente na sua vida. Essa fonte de alegria, estímulo e independência, contribui na educação infantil e mostra uma forma de sentir a vida e se sensibilizar com os acontecimentos do mundo, melhorando ainda mais a comunicação entre pais e filhos e seus conhecimentos.

Dicas para curtir e explorar ainda mais esse universo de brincadeiras e imaginação:
Guia Folha – Criança

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint