fbpx

A influência da música na gestação

O desenvolvimento do feto na barriga da mãe

O bebê dentro do útero começa a trabalhar alguns sentidos, como a visão e a audição.

Na 21ª semana de gestação, o feto já apresenta um desenvolvimento quase completo do seu aparelho auditivo, o que o torna capaz de identificar sons internos e externos. Por esse motivo, tudo que é falado ou tocado para o bebê a partir dessa semana pode ser identificado e memorizado por ele.

A maioria dos sons que estimulam a via intrauterina são provenientes da mãe.

Mas não descartamos que os sons externos tenham influência na formação do bebê. Estudos realizados por especialistas acreditam que a música pode ajudar no desenvolvimento do feto.

Os benefícios da música na gestação

Ouvir música “certa” na gestação traz inúmeros benefícios para o bem-estar da mamãe e do bebê e, ainda, pode auxiliar no desenvolvimento do feto Confira as vantagens de se escutar música durante a gravidez:

  • Aumenta a atividade cerebral da criança.
  • Aumento de atividade cerebral do feto quando uma música é tocada para eles.
  • O aparelho auditivo formado ainda no começo da gestação — pode ser interessante já começar a estimular o bebê com sons e músicas que os pais julguem como calmos e relaxantes.

“Ainda não é comprovado cientificamente, mas estudos realizados em vários locais do mundo têm apontado para uma relação entre a estimulação musical na gestação e o melhor desenvolvimento cognitivo, emocional e de conduta do bebê após o seu nascimento.”

Melhora a qualidade de vida da mãe e do bebê

A música para o neném pode fazer muito bem para a mãe. Quando o bebê assimila o som, provoca uma sensação de tranquilidade e conforto, deixando-o mais calmo e, consequentemente, a mãe experimenta menos sintomas de desconforto.

Para tornar a experiência ainda mais prazeirosa, o mais indicado é que os pais possam escutar as músicas juntos, ao mesmo tempo em que conversam e trocam carinho com o bebê.

Bem-estar da mamãe

É muito comum na gravidez alguns sintomas como: ansiedade, depressão, estresse, angústia, insônia e hipersensibilidade, então, se tiver o hábito de ouvir música por pelo menos 30 minutos durante o dia conseguirá melhorar alguns desconfortos.

Cante para o seu bebê

Uma ótima forma de estimular o desenvolvimento cerebral do seu filho: as músicas cantadas influenciam bastante a criança que está por vir.

O pai também pode se aventurar nesse mix de estímulos, cantando ou tocando para o seu filho.

 

Acalma o bebê após o seu nascimento

As músicas escutadas na gestação podem ser utilizadas como uma excelente ferramenta após o nascimento do bebê, por conta de sua memória auditiva de até 4 meses retrospectivos.

Veja qual é a melhor maneira de tocar o repertório escolhido para o bebê

“Ressaltamos que não é necessário colocar o volume da música muito alto para que o bebê possa ouvi-la, visto que o líquido amniótico é um ótimo condutor de ondas sonoras.”

Segundo a Academia Americana de Pediatria, estudos indicam que a exposição prolongada a sons de volume muito elevado pode provocar parto prematuro, baixo peso ao nascer e algum tipo de perda auditiva.

Por isso, um volume moderado, nem tão baixo e nem tão alto, ou seja, até 65 decibéis (baixe o APP para calcular se estiver na dúvida) se tocada por muito tempo, o ideal é mantê-la abaixo 50 decibéis.

Curtiu? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais!

Fonte: CordVida – Dra. Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa

 

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint