fbpx

Alguns cuidados na hora do chá

Consulte o obstetra ou fitoterapeuta antes de utilizar qualquer chá na gravidez

Se você adora tomar diariamente um chazinho pela manhã, como o chá preto (que contém cafeína) sem problema algum! Desde que não beba em excesso – mais de 300 mg por dia, equivalente a três xícaras médias de chá preto, poderá aumentar o risco de aborto e parto prematuro. Vale também para o chá verde, que é extraído da mesma planta do chá preto, mas apresenta substâncias mais ativas, especialmente cafeína e flavonoides.

No caso das gestantes, deve ser ingerido com muita cautela, especialmente no primeiro trimestre, porque pode causar a inativação de uma enzima envolvida no metabolismo do ácido fólico, necessário para o feto. Chás à base de ervas devem ser encarados com cuidado, porque algumas são tóxicas para grávidas, como a canela. O melhor é questionar o médico antes de consumir essas bebidas. Chás de fruta ou de hortelã são boas alternativas, assim como a infusão de água fervida com uma fatia de gengibre, que melhora o enjoo.

(Fonte: Wladimir Taborda, ginecologista, obstetra (CRM 54456) e doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. É autor de A Bíblia da Gravidez e todo mês tira suas dúvidas sobre gestação).

Chás que a grávida não pode tomar

Na gravidez, como mencionado acima, não é recomendado tomar alguns tipos de chás. Tais como o de Hidraste ou chá de Boldo, por exemplo, podem aumentar as contrações uterinas, aumentando o risco de aborto ou parto prematuro.

Listamos algumas plantas medicinais, proibidas durante a gravidez. Contudo, mesmo sem comprovação cientifica, há alguns chás que devem ser evitados. Consulte o obstetra ou fitoterapeuta antes de utilizar qualquer chá na gravidez, para não prejudicar a saúde do bebê e da gestante.

Plantas medicinais proibidas durante a gravidez

Alguns chás que a grávida e também as mulheres que estão tentando engravidar não podem tomar ou devem evitar são:

Chá de Boldo Chá de Calêndula Chá de Erva de gato Chá de Tussilagem
Chá de Erva de São Cristóvão Chá de Cavalinha Chá de Ginseng Chá de Verbena
Chá de Babosa Chá de Ulmária Chá de Rosa de Damasco Chá de Viburno
Chá de raiz de Angélica Chá de Hidraste Chá de Salgueiro-branco Chá de Zimbro
Chá de sementes de Aipo Chá de Erva de São João Chá de Sálvia Chá de Agnocasto
Chá de Uva-ursina Chá de Hissopo Chá de Sene Chá de Confrei
Chá de Arália Chá de Alfazema Chá de Levístico Chá de Visco-branco
Chá de Losna Chá de Agripalma Chá de Tanaceto Chá de Ínula
Chá de Borragem Chá de Bardana Chá de Trevo-dos-prados Chá de Esquisandra
Chá de Castanha da Índia Chá de Artemísia Chá de Canela Chá de Alcaçuz
Chá de Alecrim Chá de Pau D’ arco Chá de Tomilho Chá Feno-grego
Chá de Unha-de-gato Chá de Capim-limão Chá de Eucalipto Chá de Mil-folhas
Chá de Salsinha Chá de Orégano Chá de Cardo-mariano Chá de Espinheira-Santa
Chá de Arnica Chá de Arruda Chá de Barbatimão Chá de Bucha paulista ou cabacinha
Chá de Ipê roxo Chá de quebra-pedra Chá de Sucuuba Chá de vidreira
Chá de Cânfora Chá de chapéu de couro Chá de Gengibre* Chá de hortelã (Menta Piperita)

O gengibre não deve ser consumido em doses superiores a 1g por cada kg corporal que a mulher possui até as 11 semanas de gestação. Assim, tomar até 3 xícaras deste chá por dia não é contraindicado durante a gravidez.

E muito cuidado com o chá preto, o chá mate e o chá verde – por conterem cafeína. Se puder evitar durante a gravidez para não correr nenhum risco, vale a pena se precaver! Outros chás como o chá de Cúrcuma, o chá de Cravo-da-Índia e o chá de Dente-de-Leão, por exemplo, não estão totalmente contraindicados na gravidez, no entanto, seu uso só deve ser feito sob indicação médica.

Além disso, o óleo de Erva-Doce está contraindicado na gravidez porque pode aumentar os níveis de estrogênio, estimulando a menstruação.

Chá de camomila

O chá de camomila (Matriaria recutita) pode ser tomado na gravidez para tratar resfriado, sinusite, má digestão, insônia, ansiedade, nervosismo ou dificuldade para dormir, por exemplo devido à sua ação calmante, anti-inflamatória e antibacteriana.

Porém, o chá de camomila-romana (Chamaemelum nobile) não deve ser consumido na gravidez porque pode causar aborto ou lesões no feto.

TUA SAÚDE, Tabela de Plantas Medicinais, 2017.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint