fbpx

Atenção às Redes Sociais!

É preciso muita atenção dos pais ao compartilhar fotos e vídeos na internet.

Quando os pais vão compartilhar alguma foto ou informação sobre o filho na internet, claramente se preocupam, principalmente com as questões de privacidade da postagem para evitar que a imagem seja roubada por pedófilos ou outros criminosos. Porém, existe uma questão muito importante que a maioria dos pais não considera e uma pesquisa acabou de destacar.

A pesquisa apresentada na Conferência da Academia Americana de Pediatria elaborada pelo pediatra Bahareh Keith, professor da Universidade de Medicina da Flórida e pelo advogado e professor de direito Stacey Steinberg alertou para um risco de compartilhar as fotos dos bebês nas redes sociais que a maioria dos pais não percebe.

Keith destacou para o fato de que os pais precisam pensar como as informações e/ou imagens sobre o filho que estão compartilhando podem afetá-lo no futuro. “A criança pode um dia querer ter um pouco de privacidade e controle sobre a sua identidade digital. Precisamos pensar que esta criança em breve irá entrar na faculdade e mercado de trabalho. A criança tem o direito de entrar na idade adulta sem algo de seu passado digital que possa prejudica-la em uma possível entrevista de emprego ou até mesmo na relação com amigos e colegas de trabalho ou faculdade”, destaca Keith.

Por isso, os pediatras sugerem que os pais e familiares tenham alguns cuidados importantes na hora de postar algo sobre os filhos, seja texto, vídeo ou foto: prestar atenção nas políticas de privacidade da rede social que está usando, não mencionar o nome do filho e postar de forma anônima se for falar algo sobre o comportamento do filho (uma papinha predileta por exemplo) e nunca compartilhar uma imagem ou vídeo do filho em que ele apareça sem roupas. Keith também orienta que quando a criança estiver maior, ela possa opinar sobre se deseja que determinada informação e/ou imagem dela seja postada ou não.

É importante lembrar que uma pesquisa recente descobriu que metade das fotos dos sites de pedofilia são retiradas das redes sociais dos pais!

Boa parte do material encontrado em sites de pedofilia são imagens inocentes de crianças realizando atividades do dia a dia, postada pelos pais e parentes em suas contas nas redes sociais, como Facebook e Instagram! Foi o que descobriu uma investigação feita pela Comissão Australiana de Seguranças das Crianças na Web.

Muitas das fotos inocentes estavam em pastas com nomes como “crianças na praia”, “ginástica artística”, entre outras. “Diversos dos pedófilos deixaram claro que obtiveram as imagens vasculhando as redes sociais de pais. As imagens vinham quase sempre acompanhadas de comentários explícitos e perturbadores”, alerta Alastair MacGibbon, um dos responsáveis pela investigação. Esta ação conseguiu remover mais de 25 mil imagens de crianças que eram utilizadas em sites de pedofilia.

Vamos preservar nossos pequenos! <3

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint