fbpx

Campanha “Combata o mosquito todo dia”

ATENÇÃO, MAMÃES! O VERÃO ESTÁ CHEGANDO ACOMPANHADO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Por: Gabriela Magro

Além de altas temperaturas e incidência de chuvas em todo o país,  a chegada do verão também traz um aumento significativo nos casos de dengue, zika e chikungunya. No estado de São Paulo, por exemplo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os casos de chikungunya cresceram mais de 50 vezes em 2021, em comparação com o ano de 2020.

Como medida preventiva de combate aos casos, o Ministério da Saúde lançou, em 30 de novembro, a campanha “Combata o mosquito todo dia”, que incentiva a população a realizar ações preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti que é transmissor da dengue, zika e chikungunya.  

Os sintomas como febre alta, dores nas articulações, dores de cabeça, nos músculos, manchas vermelhas pelo corpo e coceira, são comuns durante o período de infecção. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico para realização de exames que comprovem seu estado clínico e para que seja monitorado.

 

EM CASO DE GRAVIDEZ, QUAIS SÃO OS RISCOS PARA A MAMÃE E O BEBÊ?

Neste período de alta transmissibilidade, as grávidas devem redobrar os cuidados. Em caso de contaminação pelo vírus chikungunya nos primeiros três meses de gestação, é possível que o bebê desenvolva alguma doença congênita ou a mãe sofra um aborto espontâneo. Além disso, as mães também podem transmitir o vírus para os filhos no momento do parto, aumentando o risco do recém-nascido precisar de internação na UTI.

No caso de dengue, a gestante corre maior risco de desenvolver o caso mais grave da infecção e também ter um parto prematuro ou aborto espontâneo. Em caso de infecção por zika vírus nos primeiros três meses gestacionais, o bebê pode vir a óbito ou desenvolver problemas neurológicas, dificuldades na visão, falta de coordenação motora, além de microcefalia. Apesar do bebê poder sofrer sequelas em qualquer fase gestacional, nos últimos trimestres de gestação o risco é menor.

Portanto, em casos positivos da infecção é essencial que a gestante faça acompanhamento médico para que os exames necessários sejam realizados e que tanto a saúde dela, como a de seu bebê sejam protegidas. É importante ressaltar que as mamães não devem se automedicar, pois, pode ser prejudicial a saúde e mascarar sintomas importantes para o diagnóstico médico.

AMAMENTAÇÃO X VÍRUS

Ao contrair um vírus, é normal que as lactantes se preocupem em transmitir a contaminação para os bebês durante o aleitamento materno. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, não há evidência científica que contraindique a continuidade na amamentação em mães que foram cometidas pelo vírus da dengue, zika ou chikungunya.

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR?

Não só as gestantes, mas toda a população deve eliminar objetos que acumulam água; cuidar do lixo, manter sempre materiais recicláveis em saco fechado e em local coberto; verificar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso. Além disso, as Prefeituras Municipais são responsáveis por ações de limpeza urbana, fiscalização sanitária, entre outros serviços de conscientização social.

Fontes:

https://www.esalq.usp.br/combate-aedes/sobre-as-doencas/chikungunya

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/12/07/casos-de-chikungunya-crescem-mais-de-5-mil-vezes-no-estado-de-sp-em-2021-diz-secretaria.ghtml

https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2021/11/30/campanha-alerta-contra-dengue-zika-e-chikungunya/

https://hilab.com.br/blog/dengue-zika-e-chikungunya-na-gravidez-tire-suas-duvidas/

https://www.tuasaude.com/zika-virus-na-gravidez/

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint