Podem ser observadas algumas alterações na coloração da pele, que deve ser comunicadas à pediatra
Palidez excessiva: pode ser decorrente de anemia ou infecção;
Coloração amarelada da pele: pode indicar icterícia. A icterícia fisiológica é um fenômeno muito comum, mas que deve ser avaliado e acompanhado pelo pediatra. ;
Coloração azulada (cianose): pode estar relacionada ao frio ou a alguma alteração circulatória que leve à falta de oxigênio nos tecidos. Normalmente, os casos mais graves são detectados no berçário.
A pele do bebê é um excelente indicador de sua saúde. Em recém-nascidos sadios, ela tem uma cor rosada ou avermelhada.
Alterações benignas da pele:
- mancha mongólica;
- mancha salmão;
- eritema tóxico (trata-se de pápulas sobre uma região de pele, que aparecem e desaparecem em vários locais do corpo;
- hiperplasia sebácea;
- milium sebáceo;
- miliária (brotoejas);
- melanose pustulosa transitória
O recém-nascido a termo, ou seja, de gestação sem anormalidades, nasce pesando, em média, 3 kg (meninas) e 3,3 kg (meninos).
Na primeira semana de vida, o bebê pode perder até 10% de seu peso. Alguns fatores são responsáveis por essa perda:
- excreção do excesso de água corporal;
- eliminação do mecônio (fezes acumuladas durante a gestação);
- uso de suas próprias reservas calóricas (de gordura e glicogênio), especialmente nas primeiras 48 horas de vida, quando o volume de leite materno ainda é pequeno;
- possível baixa de ingestão de leite materno nos primeiros dias.
Após o período da primeira semana, alguns fatores permitem que, normalmente, o bebê passe a ganhar peso progressivamente:
- a natural substituição do colostro (secreção rica em calorias, proteínas e anticorpos, produzida pelo peito materno antes da descida do leite) e também pelo próprio leite materno (com maior teor de gorduras).
- o fato do bebê estar mais ativo e com sucção mais eficiente.
- a mãe já estar mais confiante e dominando a amamentação.
O peso ao final do primeiro mês, espera-se que o bebê tenha engordado, em média, 30 gramas por dia. Sua estatura a termo varia de 48 a 53 cm. No primeiro mês de vida, o bebê cresce, em média, 3,5 cm. O termo comprimento refere-se à medida da estatura do bebê deitado e é utilizado para medidas de bebês/crianças entre seu nascimento e os 2 anos de idade. A partir deste período, a medida da estatura passa a ser denominada e é verificada com a criança/adulto em pé.
A temperatura corporal, que pode ser verificada colocando-se o termômetro na axila do bebê por 3 minutos, varia de 36 a 37,3ºC.
Identifique os sinais de exagero às roupas para não agasalhar demais o bebê, pode causar febre e desidratação – além de causar desconforto no pequeno.
Se você perceber qualquer tipo de alteração na pele de seu bebê, comunique e consulte o pediatra para tranquilizá-la e oferecer o melhor tratamento.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria