fbpx

Pensamento crítico: da infância para a vida

Pensamento crítico: O que é e a importância de desenvolver desde a infância

“Penso, logo existo.” Foi com esta frase que Descartes mudou o rumo da filosofia mundial.

Mas, no século XXI, pensar não é o suficiente, pois precisamos exercer o pensamento crítico, questionando o mundo ao nosso redor.

E a melhor fase para aprender isso é na infância!

Sabemos que os pequenos são descobridores, curiosos por natureza e adoram perguntar sobre os porquê de tudo. Por isso, o pensamento crítico para crianças é uma habilidade que as acompanhará durante toda sua vida.

Este conteúdo vai explorar o que é o pensamento crítico e sua importância nos dias de hoje.

O que é pensamento crítico?

Pensamento crítico nada mais é do que analisar diferentes fatos para formar uma opinião final.

É uma forma de pensar, a maneira na qual o sujeito se relaciona com diferentes ideias, conceitos e, a partir destas reflexões, constrói uma opinião final ou um julgamento.

Ou seja: pensar de forma crítica é observar e considerar o que se observou.

O mais legal do pensamento crítico é que ele ativa nosso cérebro, nos desafiando a refletir ainda mais sobre o que notamos.

Qual a importância do pensamento crítico?

O pensamento crítico é uma habilidade que leva a criança a ser mais independente, fazendo com que ela enfrente e solucione problemas do dia a dia de forma mais leve e segura.

O cérebro da criança está em constante desenvolvimento e o pensamento crítico ajuda nessa evolução cognitiva através do estímulo à curiosidade e à criatividade.

A importância do pensamento crítico vai muito além da infância, sendo uma habilidade muito valorizada no mundo moderno (contemporâneo), no trabalho ou na faculdade.

Quais os pilares do pensamento crítico?

Principais pilares:

  • Resolução de Problemas
  • Tomada de Decisão
  • Raciocínio Lógico.

Eles devem ser considerados na hora de colocar em prática a observação e conclusão.

Resolução de Problemas é o maior destes pilares. Para resolver um problema, devemos defini-lo e determinar sua causa a partir da observação. Então, podemos exercer a criatividade para pensar em diversas formas de solucionar e implementar a melhor solução.

A Tomada de Decisão no pensamento crítico ajuda a empoderar quem está diante de um problema que, muitas vezes, pode ser paralisante. Ela faz com que a pessoa dê o passo seguinte à análise, de forma rápida e otimizada.

Por fim, o Raciocínio Lógico consiste em organizar informações de forma coerente. Ele serve como impulsionador para os dois outros pilares e pode ser exercitado através de jogos mentais.

Por que trabalhar o pensamento crítico na infância?

O pensamento crítico molda a inteligência emocional dos pequenos, ajudando em diversas habilidades psicológicas essenciais para uma vida adulta saudável, como a autoestima e a autoconfiança.

5 habilidades que o pensamento crítico desenvolve nas crianças

1. Curiosidade

Ser curioso é ser inquieto – ir atrás de respostas e novas perguntas.

2. Autoconhecimento e empatia

Isso faz com que ela cresça se importando em tecer julgamentos e opiniões fundamentadas, que respeitem seus valores e o de terceiros, também.

3. Criatividade

Essa criatividade que o pensamento crítico desperta ajuda a criança a organizar seus pensamentos, inclusive através de expressões artísticas.

4. Foco

A concentração é a base do pensamento crítico, já que devemos observar profundamente o que está sendo apresentado para a gente e acontecendo a nossa volta.

5. Autonomia

Crianças pensando de forma crítica são crianças mais independentes, que buscam questionar e resolver suas perguntas, compreendendo o que está se passando. Assim, são capazes de controlar e de discernir o que se deve fazer.

  • Incentive o questionamento e explique tudo
  • Fomente debates dentro de casa (resumos e reflexões sobre os assuntos)
  • Incentive hábitos culturais e educativos
  • Invista em atividades diferenciadas

Ao caminhar pela rua, conte as histórias da origem do local e e como se encaixa no presente.

Assim, você está estimulando a criança a usar ferramentas (como celular e computador) da melhor forma, fazendo com que ela gaste menos tempo com atividades sem valor agregado.

É importante explicar o que motivou uma ordem ou regra para que elas a cumpram com mais convicção e para que, no futuro, confiem no seu julgamento.

Esportes e teatro estão entre as práticas extracurriculares que ajudam no desenvolvimento do pensamento crítico na infância.

Qual o papel da escola no desenvolvimento do pensamento crítico?

A sala de aula é o local perfeito para o encontro do conhecimento formal e das mais diferentes visões de mundo, o que resulta em um ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento crítico nas crianças.

Pensamento crítico: da infância para a vida

Vale reforçar que o pensamento crítico é uma habilidade essencial para a vida adulta, seja pessoal ou profissional – é o que nos torna mais humanos.

Fonte: Escola Portal Sorocaba

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint