fbpx

Como planejar uma gravidez?

Cuidados ao planejar a gestação

Nem sempre acaba saindo conforme o planejado e muitas vezes, não existe planejamento. No entanto, você pode adotar um estilo de vida que inclua uma alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, deixar hábitos que fazem mal, ter a vacinação em dia e preparar o organismo para então engravidar e continuar com os hábitos durante toda a gestação.

Diante da importante decisão e de uma chance de proporcionar ainda mais saúde e qualidade de vida para o bebê, mesmo ao planejar a gravidez, já é necessário ter um olhar para a mudança de hábitos.

Não faça tudo sozinha ou deixe em segundo plano o pré-natal. Considere desde quando se suspeita de uma gestação, que normalmente acontece pelo atraso menstrual.

Faça um pré-natal bem feito, sem faltar às consultas e realização dos exames que são orientados pelo(a) obstetra. E diante de qualquer intercorrência, seguir a orientação do profissional. Se surgir um diabetes gestacional,  uma hipertensão ou algum sinal de ameaça de parto ou de aborto, deve-se seguir as orientações e fazer os tratamentos indicados pelo médico.

A experiência de montar o enxoval, normalmente é a parte divertida e a sensação que se aproxima com a chegada da criança, traz alegria, medo, incertezas e nova rotina.

Depois do bebê nascer, é importante fazer o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses, e depois a introdução alimentar orientada e de forma saudável, ter sempre acompanhamento com pediatra e manter exames em dia.

Cuidado e afeto

Lembre-se que a criança que se sente amada e recebe contato físico e carinho, aumenta vínculos com os pais e têm até a imunidade aumentada.

Além disso, sempre reforçamos que é a fase perfeita para estimular o desenvolvimento, já desde bem pequeno, com chocalhos, sons e movimentos. E com a criança maior, os jogos e brincadeiras a deixa menos agressiva, mais autoconfiante e independente.

A fase perfeita para que o restante da vida seja de ainda mais qualidade e com mais saúde.

Fonte: Maternidade Brasília, texto adaptado para o Blog Cheirinho de Neném

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint