Aleitamento materno; pré-parto e após o nascimento do bebê, orientação nunca é demais!
Durante o pré-parto:
- Solicite a presença de uma pessoa de sua confiança que te apoie, transmitindo segurança e tranquilidade para o grande momento.
Como o bebê não tem hora para mamar e mama tanto de dia como de noite, aproveite o tempo dele para relaxar.
É importante buscar orientações e ajuda da equipe de saúde para poder amamentar logo após o parto, na primeira hora de vida do bebê, desde que ambos estejam bem.
Quando já estiver em casa com o seu bebê:
- solicitar ajuda de algum familiar enquanto amamenta o seu filho;
- otimizar a sua rotina em casa de modo que tenha tempo para se dedicar ao bebê e também para se recuperar do parto; fazer relaxamento. Se não souber, solicitar que alguém a oriente; caso tenha que se ausentar por algum período, informar-se sobre como retirar o leite do peito, conservá-lo e oferecê-lo ao bebê em copinho. Conheça as leis que protegem a amamentação, para que possa usufruir a licença-maternidade por completo e, após o retorno ao trabalho, saber quais direitos possibilitam que você prossiga com a amamentação ao peito.
- lutar pela licença-maternidade por 6 meses, não deixe de consultar os cuidados com o decorrer e o pós-parto que favorecem uma boa interação com o seu bebê.
- levar seu filho ao”trabalho” e conhecer as leis vigentes que protegem a amamentação;
- ser apoiada pela sociedade, sua família e seu companheiro e sentir-se realizada por estar sendo capaz de amamentar o seu bebê, com a convicção de que a amamentação ao peito é realmente o melhor!
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria