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Deficiência auditiva

Quais os sinais de problemas auditivos?

Muitos pais se preocupam com o tempo de resposta, fala e desenvolvimento dos seus filhos. Existem diversos tipos de perda da audição em crianças, confira o conteúdo completo extraído do livro “O que Esperar dos Primeiros Anos”:

  • Surdez de condução. Nesse tipo de perda de audição não é conduzido  eficientemente através do ouvido externo; a intensidade do som fica reduzida.
  • Surdez de percepção. Nesse tipo de perda auditiva, há um comprometimento do ouvido interno e o cérebro. Há uma redução na intensidade do som e também na compreensão da criança para a linguagem falada.
  • Surdez combinada. Reúne as duas formas anteriores.
  • Surdez central (ou retrococlear). A criança escuta os sons, mas não é capaz de decifrar as palavras.

Existem diversos graus de deficiência auditiva ou de surdez, e nem todas as crianças deficientes auditivas são “surdas”. A criança surda tem uma perda de audição profunda e não é capaz de compreender a fala apenas pelos sons, mesmo como uso de um aparelho.

As crianças pequenas com comprometimento auditivo usam as mãos para “balbuciar” e para falar; os movimentos, embora não constituam uma verdadeira linguagem de sinais, são ordenados e muito similares ao dialeto de uma criança pequena com audição normal.

Se você suspeitar que seu filho não escuta bem, converse com o médico.

Qual a incidência?

Estima-se que três crianças em cem tenham algum grau de perda de audição, quando chegam à idade escolar.

Qual a causa da surdez de condução?

Uma malformação do ouvido externo ou médio, e ainda os resfriados, as alergias e a otite média (infecção do ouvido médio), mas a perda de audição relacionada a doenças geralmente é temporária. No entanto, da surdez de percepção, há disfunção do ouvido interno ou comprometimento do nervo auditivo, sendo esta última causa mais freqüente com o aumento da idade. Quando o nervo sofre um traumatismo, a perda de audição costuma ser permanente.

As causas da surdez de percepção podem ser pré-natais, perinatais ou pós-natais, adquiridas ou herdadas; a incidência tem diminuído graças à redução da ocorrência da rubéola congênita e da meningite Hib em lactentes, bem como pela maior eficiência do tratamento, quando ocorre a meningite. Da surdez central, as alterações nos centros auditivos do cérebro, causadas por traumatismos, doenças, tumores, fatores hereditários ou causas desconhecidas.

Testes Audiométricos

O teste de audição mais comum para crianças com menos de dois anos é a audiometria por confirmação visual (ACV), na qual ensina-se a criança a se voltar na direção de um som; quando olha na direção correta, a criança é premiada pela visão de brinquedos iluminados, em movimento. Para crianças de dois a quatro anos, o teste mais empregado é a audiometria com brincadeiras condicionais: diz-se à criança que, ao ouvir um som, reaja por meio de um “jogo” (deixar um bloco cair dentro de um balde, encaixar uma peça num quebra-cabeça etc.). Quando a criança colabora, este teste pode fornecer informações muito mais precisas que as obtidas com a ACV. Em algumas circunstâncias, podem ser necessárias múltiplas sessões de avaliação.

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