fbpx

Doenças maternas e amamentação

Veja como amamentar no caso de doenças e algum tipo de infecção viral materna

É natural que a mãe doente se questione sobre a possibilidade de amamentar seu filho ao peito. Entenda que muitas doenças maternas NÃO impossibilitam a amamentação, que deve ser mantida sempre que possível, para que ambos, mãe e filho, usufruam seus inúmeros benefícios! Além disso, o contato íntimo entre măe e filho durante a amamentação pode ser um grande estímulo para a recuperação da mãe!

Confira em que situações a mãe pode ou não amamentar o seu bebê

A mãe hospitalizada pode amamentar?
Tudo depende da doença materna, a possibilidade de amamentar. No entanto, quando a mãe está hospitalizada por doenças que não contraindiquem a amamentação e também se o seu estado físico permitir, a amamentação pode ser mantida sem problema algum.

Algumas doenças debilitantes, como a insuficiência cardíaca, impedem a amamentação, pelo risco de comprometimento da saúde da māe. Em relação ao câncer, a contraindicação depende do estágio da doença, do estado geral da mãe e da medicação utilizada.
Já nos casos de doenças psiquiátricas (psicose), conforme o quadro clínico, a amamentação é possÍvel, desde que com uma supervisão adequada.

A mãe desnutrida pode amamentar?
Sim, a desnutrição materna decorrente do consumo insuficiente de alimentos não contraindica a amamentação, mesmo nas formas graves. Embora possa ocorrer diminuição da quantidade de gordura no leite materno, a taxa dos outros nutrientes não se altera, ou seja, o leite continua sendo benéfico para o bebê.

A mãe com febre e infecção pode amamentar?
Sim, na maior parte dos casos, a mãe com febre e infecção pode amamentar. As doenças infecciosas mais comuns que acometem as mães, como os resfriados, as infecções de vias aéreas superiores e as diarreias, são, de modo geral, doenças leves, que não oferecem nenhum risco à criança.

NÃO. Segundo as informações cientificas disponíveis até o momento, não existe comprovação de transmissão do SARS-Cov-2 pelo leite materno.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde do Brasil e Sociedade Brasileira de Pediatria é manter o aleitamento materno desde a sala de parto, no alojamento conjunto, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN), enfim, em todos os setores da maternidade.

Existem doenças infecciosas que contraindicam a amamentação?
Sim, apesar de na grande maioria das doenças infecciosas causadas por bactérias e fungos ser possível manter a amamentação ao peito, existem algumas doenças maternas infecciosas que contraindicam ou que exigem cuidados especiais para que a amamentação seja mantida.

A mãe com virose pode amamentar ?
Sim, de modo geral, não há contraindicação para a amamentação na maioria das doenças maternas causadas por vírus, como hepatite, herpes-vírus, sarampo, caxumba e rubéola. Embora possa ocorrer excreção de virus para o leite materno, não há risco para o bebê. No entanto, a amamentação deve ser interrompida nos
casos de síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), devido ao risco elevado de transmissão do virus HIV através do leite materno, mesmo que a mãe esteja realizando tratamento medicamentoso contra a doença.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint