fbpx

Falta um plano de saúde?

A felicidade da gravidez, também acompanhada de muita preocupação devido a falta de um plano de saúde

Atualmente, ter um bebê pode ser muito dispendioso. Contudo, nenhuma gestante pode privar-se de um acompanhamento médico adequado, mesmo que não seja segurada, nunca deixe de realizar um pré-natal. Se não puder pagar um plano de saúde, existem outros meios para obter atendimento a um preço mais acessível.

Primeiro passo, é procurar um posto de saúde mais próximo da sua casa para receber as orientações.

Você também poderá contar com o benefício que o governo oferece. No entanto, em muitos casos é apenas um valor simbólico. Mas relacionamos abaixo o caminho para pesquisar se você tem direito ao salário-maternidade.

Infelizmente existe uma fragilidade e a falta de cuidado com a saúde materna no Brasil, e ainda temos uma situação de sobrecarga do sistema de saúde, prejudicando o atendimento da gestante e aumento da ansiedade e insegurança na hora do parto.

 

Confira através da Assessoria Jurídica e Previdenciária quem tem direito (e qual o valor) para receber o Auxílio Maternidade.

auxílio-maternidade, ou salário-maternidade, é um benefício do governo pago às mães desempregadas que já tiveram registro na Carteira de Trabalho e que tenham filhos menores de 05 (cinco) anos. O benefício tem duração de 120 (cento e vinte) dias e é concedido a partir do 8º mês de gestação, sendo necessário que a mãe segurada atenda à alguns requisitos para que ele seja, de fato, concedido.

Salário Maternidade Para Gestantes

Poucas mães sabem, mas mulheres grávidas desempregadas, também podem ter direito ao auxílio maternidade. Têm direito aquelas mulheres em que o nascimento ou adoção do filho ocorrer em um período que varia de 12 a 36 meses após a demissão ou a partir da data da última contribuição individual, pelo carnê, ou como MEI (Microempreendedora Individual).

auxílio-maternidade é garantido em casos de parto (antecipado ou não), de aborto não-criminoso e de adoção. Mães de bebês natimortos também tem direito ao benefício.

O Benefício também é conhecido como: Auxílio Amamentação, Auxílio Gestante, Auxílio Gravidez, Auxílio Natalidade, Licença Maternidade Para Desempregada, ou Seguro Maternidade.

 É importante que contate o hospital local, pois alguns hospitais fazem um certo número de atendimentos obstétricos gratuitos ou de baixo custo para mulheres sem recursos. Além de cursos preparatórios para o parto e informações sobre pré-natal, amamentação e maternidade real, também podem ser oferecidos por um preço baixo ou gratuitamente para gestantes que não podem pagá-los integralmente.

Fonte Agência Senado /  Assessoria Jurídica e Previdenciária

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint