fbpx

Hidratação adequada

Identifique a desidratação

A pele da criança é muito delicada e fina. A hidratação da pele infantil depende muito do potencial da pele e como vai manter em seu interior uma concentração apropriada de água.

Nos tempos atuais, o clima seco, vento, baixa umidade, ar condicionado, cloro em piscinas, a exposição ao sol e a sensibilidade da criança, tudo isso favorece ao ressecamento da pele. Caso tenha alguma dúvida na hora de adquirir um hidrante, peça orientação para o pediatra do seu filho. Afinal, sob essas condições, o uso de hidratantes é necessário.

Proteção solar adequada para a família

Os bebês a partir dos 6 meses de idade com uso de filtro solar, para produzir a vitamina D, é importante essa exposição ao sol controlada, apenas alguns minutos por semana.

De fato a exposição leve ao sol como fonte de saúde nas primeiras horas da manhã, pode ser saudável, mas respeite os riscos que a exposição exagerada ao sol oferece.

Essa exposição sem a devida proteção, está associada ao envelhecimento precoce e ao câncer de pele na vida adulta, como também o surgimento de catarata. 

Expor um bebê ao sol

“Somente a partir dos 6 meses de idade é recomendado o uso de filtro solar nos bebês em todas as situações de exposição ao sol ou ao calor”. Para garantir efetividade do filtro solar o FPS (Fator de Proteção Solar) é importante que escolha dentro do tempo que a criança ficará exposta ao sol.

Um filtro solar com fator 15 permite que a criança permaneça 15 vezes mais tempo sob o sol, sem se queimar. Isto é, a criança estará protegida por aproximadamente 4 horas se estiver utilizando um filtro solar fator 15.

Lembre-se:

  • Entre as 11h e 15h o sol é prejudicial à saúde. (realize atividades antes ou após esse período)
  • Não subestime um dia nublado – as nuvens não filtram adequadamente os raios ultravioleta, e certifique-se de que a criança está bem protegida contra o sol e usando filtro solar.
  • “Lembramos que os bebês com menos de 6 meses não têm a capacidade de metabolizar e excretar as substâncias químicas dos filtros solares que podem ser absorvidas pela pele. Por isso, o filtro solar deve ser utilizado somente após os 6 meses de idade”.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria
Foto Capa: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas”>Pessoas foto criado por prostooleh – br.freepik.com</a>

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint