fbpx

Horário ideal para o bebê dormir

Horário ideal para o bebê dormir: descubra aqui n0 Blog!

Quer dormir bem e ter uma vida quase normal?! Confira as dicas para enfrentar esse grande desafio de muitas famílias, na hora de colocar o bebê para dormir.
Especialistas indicam uma melhor hora para a criança ir para a cama e priorizar os cochilos para que eles não atrapalhem o sono noturno.

Bem, existe sim um horário ideal para o bebê dormir. No entanto, para que toda família se beneficie, é importante seguir algumas recomendações e mudança de hábito no programa de desenvolvimento da criança.

Qual o horário ideal?
R. Entre às 18h e 20h

Por que nesse horário?
R. Tem relação com a presença da melatonina, hormônio importante na indução do sono. Período em que vários hormônios do corpo são liberados na corrente sanguínea. A produção deste hormônio ocorre principalmente a partir das 19h e tem a sua produção máxima nas primeiras quatro a cinco horas de sono.

Quanto mais novo, mais cedo?
R. Cada faixa etária possui as suas particularidades, o que implica em demandas de sono diferentes e capacidades de mantê-lo durante toda a noite também distintas – muitos bebês ainda mamam de madrugada nos primeiros meses, o que gera mais interrupções. A partir dos 3 a 6 meses, os bebês já podem pular pelo menos uma mamada da madrugada e dormir direto durante 6 a 7 horas.

Dormir mais tarde é ruim?
R. Com toda certeza. A criança tem o hábito de acordar cedo todos os dias, ou seja, se deitar pelas 20h, 21h, 22h ou 23h, dormirá por menos tempo e permanecerá irritada no decorrer do dia seguinte.

O que ajuda o bebê a dormir nesse horário?
R. Hábito e novas regras, incluindo a família toda.
Mesmo antes da chegada do bebê, a casa já tem a sua própria dinâmica: pais que trabalham até tarde e acabam dormindo só de madrugada, já outros possuem uma rotina bem regrada, e há os que contam com horários mais flexíveis, podendo despertar quando quiserem.

Só que quando a criança entra em cena, os cuidadores se “enrolam” com o reloginho – ainda mais no começo, quando as mamadas noturnas são mais frequentes. O cenário parece duvidoso em relação aos horários. Mas se você seguir as dicas acima, conseguirá também dormir bem.

“O recomendado é que seja no máximo entre 20h e 21h porque, dependendo da faixa etária – como a dos recém-nascidos – a necessidade de sono pode ser de 12 horas”. Percebe? se colocar a criança muito tarde, pode provocar um ciclo ruim do sono, interrompendo as sonecas e deixando a criança cada vez mais irritada.

E sabe aquela tradicional recomendação de evitar as telinhas antes de deitar? É justamente por conta do momento em que o hormônio é fabricado em nosso corpo. “A melatonina sofre influência da claridade, portanto a luz forte ou estímulos visuais intensos como telas de celular ou videogame podem inibir a sua produção”.

É importante evitar qualquer tipo de tela antes de dois anos e, após essa idade, evitar as telas pelo menos duas horas antes de dormir.

Relaxe a “casa” a partir das 16h. Mantenha a tranquilidade e quietude necessária para o relaxamento do bebê. Estabelecer o horário de dormir e acordar cedo, também gera benefícios para a saúde de toda família.

Fonte: Bebê Abril, texto adaptado para o Blog Cheirinho de Neném

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint