fbpx

Mamadeira e chupeta, como realizar a transição sem sofrimento?

É possível acabar com a confusão dos bicos!

Sabemos que existem mamadeiras no mercado que imitam o seio materno, ou seja, gotejando inicialmente e depois mais intenso, permitindo mais conforto na amamentação. No caso da mamadeira, o bebê faz menos esforço e o volume do líquido é contínuo. De certa forma, causa uma confusão desse fluxo, visto que o bebê no útero já está acostumado com essa sucção. No entanto, a língua dele não se posiciona da mesma forma, quando utilizada a mamadeira.

Na realidade, o bico dos seios naturalmente permite a perfeita amamentação, exceto para as mamães com alto índice de sensibilidade ou dor pós-parto, que dificulta esse momento tão importante e acalentador para o bebê, mas totalmente compreensível.

Aderindo às mudanças:

  • A transição sem sofrimento para trocar a mamadeira por copinhos.
  • Acabar com a mamada da madrugada – pediatras informam que a partir dos 3 meses, não é necessário, visto que a criança pode até chorar, mas não por fome.
  • Permitir uma boa dieta para o seu bebê. Lembrando que a mamadeira possibilita um fluxo de líquido mais contínuo, assim, ingerindo mais alimento, ocasionando um desequilíbrio na dieta e peso do seu pequeno. É importante alinhar com o pediatra a quantidade necessária de leite que deve ser ingerida.

Cárie

No Brasil, 11,7% das crianças até 2 anos têm a chamada cárie de mamadeira. Segundo a Odontopediatria especializada em tratamento de bebês, a cárie é uma doença contagiosa que pode ser passada de mãe para filho. Não deixe ninguém ficar beijando seu bebê na boca, até mesmo você mamãe! Soprar seu alimento ou limpar a chupeta com a própria saliva são hábitos pouco higiênicos, mas ainda muito comuns, que transmitem a bactéria da cárie. Em tempos de pandemia, é necessário tomar alguns cuidados.
Sim, seu filho o quanto antes tiver contato com um odontopediatra, atuará na prevenção de qualquer doença e/ou desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes, evitando assim, o aparecimento e o progresso de doenças bucais.

Sucção não NUTRITIVA

As chupetas nos Estados Unidos, recebem o sugestivo nome de “pacifiers”, que significa “pacificadores”, ou “me deixa em paz”. Bem, é capaz de suprir por si só essa necessidade de sugar, a chamada “sucção não nutritiva”, mas cuidado, elas são transmissoras de germes e vermes. Na verdade, o INMETRO reprova as chupetas, apontando apenas uma marca que teve aprovação em TODOS os quesitos.
É importante que as mães tenham esse conhecimento da importância da higienização, e do papel que as chupetas desempenham como disseminadoras de infecções.

Coloque metas e resista!

Vai tirando aos poucos! Ele de certa forma sentirá falta, mas seja forte e resista. De vez em quando esconda as chupetas ou simplesmente as esqueça!
No caso das mamadeiras, a criança vai adquirindo um senso de independência e dando tchau à preguiça!
Caso ele substitua a chupeta pelos dedos, sem constrangimento, não chame sua atenção na frente dos outros. Seja discreta e coloque um brinquedo nas mãos do seu filho, isso dispersará a idéia do dedo na boca.
Estimule o lado positivo e NUNCA o exponha como “é coisa de bebê” ou “isso é feio”, o deixe encorajado pela mudança.
Fale sempre com os educadores da escolinha e faça uma experiência, esqueça as chupetas em casa para que ele se acostume com ideia sem os bicos artificiais.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint