fbpx

Maternidade real

Mundo real, preocupações com a creche, rever os amigos ou falta de energia, são dúvidas comuns após o nascimento do bebê.

As primeiras semanas

É super normal sentir falta de energia  após o parto. Com certeza, se sentirá melhor se puder dormir e descansar o máximo possível. Não assuma outros projetos importantes até as semanas mais difíceis terem passado. Mesmo que não consiga dormir, tente relaxar com técnicas de relaxamento e respiração que aprendeu na gestação.

Após a terceira semana, algumas mulheres ainda se sentem oprimidas. Afinal, é um momento exaustivo, ao mesmo tempo emocionante. Tire alguns momentos do dia para se sentir animada e planeje algo que a faça feliz! Se necessário, peça apoio do companheiro, família ou amigos.

Rever os amigos parece uma tarefa muito difícil, o que fazer?

Ter amigos por perto é extremamente importante, assim, terá companhia e conseguirá sair por uma hora sem o bebê. Aventure-se (aos poucos) conforme ganhar confiança, e perceberá que é possível sair e passear sem preocupações.

Uma dúvida comum retirada do Livro da Gravidez, Respostas para Suas Dúvidas, especialistas respondem questões como a depressão e como trabalhar esse sentimento.

Mulheres que se sentem sufocadas, e muito provavelmente, esteja sofrendo de uma crise de identidade – já que a maternidade coloca tudo o “mais” na sombra. Isso é comum nas primeiras semanas, pois a atenção de todos se concentra no recém-nascido, evidentemente, melhorará à medida que o bebê cresce. Pense também no seu companheiro. É provável que ele sinta o mesmo!

O relógio parece acelerar e a volta ao trabalho, é um dos assuntos que mais rendem comentários, como também o sentimento de culpa. Isso depende muito do seu estilo de vida e condições da família. Custo é algo a levar em consideração, além do bem-estar do seu filho. É preciso sentar e pensar nos aspectos práticos. Caso você trabalhe até tarde ou sob demanda, uma creche que fecha as 17h será de pouca utilidade. Pense no que é essencial e desejável para atender suas necessidades, só assim conseguirá responder essa pergunta…
É claro que deixar seu filho na creche a deixará super preocupada, como a sua adaptação. Com o passar do tempo, isso ficará evidente, então tente não sofrer por antecipação. A maioria das mães, sentem essa culpa ao retorno das suas atividades de trabalho, e se questionam se a creche ou a babá, são substitutos suficientemente bons. Porém não é o mais adequado nem prático para o seu filho, viver numa redoma superprotegido.

Tente pensar na creche não como um lugar aonde leva o bebê para você trabalhar, mas sim, como um lugar que permite um bom aprendizado para seu filho, habilidades sociais, ampliar o vocabulário e fazer amigos. Tudo isso, sob a supervisão de profissionais e educadores treinados.

Mundo real

Essa exclusão do mundo real é um sentimento muito comum entre as mães jovens. Se pensar a respeito, verá que, antes, havia motivação para conhecer outras grávidas, frequentar uma clínica pré-natal ou uma ala pós-parto para compartilhar história e experiências. Após o nascimento, pode parecer solitário. Por isso, saia com uma amiga, de preferência sem filhos, com quem possa falar apenas sobre si mesma e o que interessa para ambas.

Sim, um pouquinho de distração lhe fará bem e o mundo voltará a ser todo seu!

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint