fbpx

O que você não deve comer?

O que você não deve comer para garantir a sua saúde e a de seu bebê

Apesar de o risco de contrair uma destas raras doenças serem limitados, você os reduzirá ainda mais se seguir algumas dicas básicas.

Listeriose

Provocada pela bactéria Listeria monocytogenes, é uma infecção muito rara. Seus sintomas são semelhantes aos da gripe e da gastroenterite e ela pode provocar abortos ou natimorte.

Toxoplasmose

Normalmente assintomática, pode provocar sérios problemas para o bebê. Causada pelo contato direto com o organismo Toxoplasma gondii, encontrado em fezes de gatos, carne crua (especialmente suína) e leite de cabra não pasteurizado. A areia em frutas e vegetais pode estar contaminada.

Salmonela

A contaminação pela bactéria Salmonella pode provocar intoxicação alimentar bacteriana. Isso normalmente não afeta o bebê diretamente, mas qualquer doença com sintomas de temperatura alta, vômitos, diarreia e desidratação pode provocar aborto ou parto prematuro.

COMIDA | RISCO

Fígado e patês de fígado – Listeriose

Laticínios não pasteurizados, especialmente queijos macios como camembert, brie e queijos azuis – Listeriose

Comidas congeladas pré-prontas, especialmente frango e frutos do mar – Listeriose

Carne mal passada, especialmente de porco – Toxoplasmose

Ovos e aves mal cozidos –Salmonela

Miúdos e seus derivados, como chouriço. ‘Beefburgers’ e salsichas feitas com bifes de laticinios* – confira abaixo:

*Apesar de até o momento não haver evidências claras de que existe uma associação entre ESB (encefalopatia espongiforme bovina) e doenças cerebrais humanas como a DCJ (doença de Creuzield Jacob), é provavelmente melhor evitar esses produtos.

Fonte: Gravidez: Respostas para suas dúvidas

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint