fbpx

O Teste do Pezinho é obrigatório

No dia 6 de junho foi comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal)

Conforme as últimas campanhas transmitidas nas redes sociais, acompanhamos várias instituições alertando sobre a importância do Teste do Pezinho. Sintetizamos algumas fontes que esclarecem, orientando a mamãe logo após o nascimento do bebê.

Através da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), que atua em vários trabalhos científicos, teve um papel importante na implantação do teste de triagem neonatal no Brasil, tendo sido a única Sociedade a criar uma Comissão de Programas de Triagem Neonatal, que exerceu suas funções por dez anos, contribuindo para congregar as entidades e pessoas que se dedicavam a essa área. A comissão promoveu dez fóruns de debates sobre triagem neonatal o que, certamente, contribuiu para a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a SBEM fomentou a criação da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal, que atua e congrega os profissionais de saúde que trabalham nessa área.

O Teste de Triagem Neonatal é um direito de todas as crianças e um dever do Estado. Todos os recém-nascidos devem realizá-lo.

O Teste do Pezinho é a primeira prova de amor que você dá ao seu bebê

O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à Deficiência Intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

Com este exame, é possível diagnosticar até 50 doenças. Muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família.

Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.

 

​​

​​
​Qualidad​​e e Confiança

• Ser​viço de Referência em Triagem Neonatal, credenciado pelo Ministério da Saúde.

• Resultados certificados por Organizações Internacionais.

​Rapidez

• Entrega de laudos para testes BÁSICO, MAIS e SUPER entre 4 e 7 dias úteis. Para testes do pezinho com SCID e AGAMA a entrega ocorre entre 10 e 15 dias úteis.

• Estrutura avançada que realiza a convocação imediata de todos os recém-nascidos que apresentarem alteração no exame.

​​
​Suporte e acompanhamento

• Equipe interdisciplinar para orientação, tratamento e acompanhamento dos casos, composta por especialistas das áreas de pediatria, endocrinologia pediátrica, hematologia pediátrica, imunologia pediátrica e geneticista pediátrica, nutrição, psicologia e assistência social.

Fonte: APAESPTeste do Pezinho

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint