fbpx

Ponto de virada da fertilidade

Em termos de marcos, completar 35 anos pode parecer banal. A menos que você seja uma mulher que espera engravidar — neste caso, a idade pode acender um alerta.

Durante décadas, esta idade foi vista como um divisor de águas para a fertilidade feminina. Antes dos 35 anos, a teoria costuma ser de que a maioria das mulheres vai encontrar pouca dificuldade para engravidar, mas a partir deste momento a fertilidade despenca.

Para aquelas que engravidam mais tarde, existem até termos médicos específicos, como “gravidez geriátrica” e “maternidade em idade avançada”, usados para destacar esta circunstância.

Mas a realidade tem mais nuances, dizem os especialistas. É verdade que mais mulheres que se aproximam dos 40 anos vão ter mais dificuldades em conceber — e, em alguns casos, vão enfrentar mais riscos na gestação e no próprio parto — do que mulheres com entre 20 e 30 e poucos anos. No entanto, o declínio é contínuo, e não um precipício, e varia de uma mulher para outra.

“A partir dos 35 anos, a taxa de declínio acelera, em termos da qualidade e quantidade dos óvulos”, afirma a ginecologista obstetra Lorraine Kasaven, pesquisadora clínica da Universidade Imperial College London, no Reino Unido, com foco em fertilidade.

Mesmo os riscos associados à idade, no entanto, são complexos. A qualidade dos óvulos também é afetada por fatores como tabagismo, consumo de álcool e obesidade, por exemplo.

Você sabia que a idade dos homens também importa?

Mas o foco somente na fertilidade feminina pode desviar a atenção do fato de que a idade masculina também importa.

O estudo com casais europeus descobriu que, embora a idade do pai não tenha influenciado na probabilidade de conceber se ele tivesse 35 anos ou menos, isso mudava quando ele se aproximava dos 40 anos.

“Entre as mulheres de 35 anos, a proporção de casais que não conseguem conceber em 12 ciclos aumenta de 18%, se o parceiro masculino tiver 35 anos, para 28%, se o parceiro masculino tiver 40 anos”, escreveram os pesquisadores. No caso de serem dois anos mais velhos, esse percentual cai para 9% e 16%, respectivamente.

Existe também um risco maior de aborto espontâneo se o pai tiver mais de 40 anos.

A qualidade do esperma diminui com a idade, segundo uma pesquisa, inclusive em termos de contagem de espermatozoides, motilidade (capacidade de movimentação, importante para o encontro com o óvulo e a fecundação) e porcentagem de espermatozoides normais.

Embora o esperma se regenere a cada dois ou três meses, diferentemente dos óvulos, a queda na qualidade pode derivar de algumas razões semelhantes — incluindo danos no DNA, toxinas ambientais e declínios hormonais.

Então, para os casais ou mulheres que passaram dos 35 e se aproximam dos 40 anos, qual é a conclusão?

Um aspecto a ser observado, de acordo com os especialistas, é que na fertilização in vitro (FIV), o uso de óvulos mais jovens, sejam óvulos congelados ou de doadores, atenua grande parte do efeito da idade da mãe nas taxas de sucesso de nascidos vivos à medida que ela envelhece.

É por isso que muitos que trabalham na área recomendam que, se uma mulher quiser preservar sua fertilidade e puder pagar pelo processo, pode ser uma boa ideia congelar seus óvulos. Mas cada paciente também precisa pesar os custos e benefícios, observa Kasaven.

“Se você congelar muito jovem, aos 20 anos, por exemplo, provavelmente não é rentável”, diz ela, visto que muitas mulheres mais jovens vão engravidar naturalmente. Estudos que tentam determinar a idade mais rentável, em média, para uma mulher congelar seus óvulos mostram que é por volta dos 35 anos.

Pinborg conta que começa suas consultas com uma pergunta simples, sobretudo quando atende uma paciente que quer ser mãe, mas está esperando pelo parceiro certo.

“Quando chega uma mulher solteira, começo dizendo: ‘Como você vê sua vida? Você realmente se vê com um filho?’ Ou você diz: ‘Ok, se eu tiver um filho, tudo bem para mim, e se não tiver, também está tudo bem?'”, revela.

“Se ela disser: ‘Não consigo me ver sem um filho na vida, sempre foi meu sonho’, então eu digo: ‘Você precisa pensar nisso antes dos 40 anos. Precisa usar sêmen de doador quando você tiver 37, 38 anos.”

Mas existem muitas maneiras de construir uma família hoje em dia, converse com o seu parceiro (a).

Fonte: BBC News

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint