fbpx

Por que o bebê cospe a comida?

Aprender a mastigar e engolir é um processo, saiba o que fazer

Primeiramente vamos entender o desenvolvimento da criança. Os dentinhos começam a nascer aos 6 meses, completando normalmente aos 2 anos de vida. Na hora de se alimentar, também existe um processo para adquirir toda habilidade específica, por isso, paciência. No entanto, a gengiva dos bebês consegue amassar e triturar os alimentos mais difíceis nesse intervalo. Porém, exige esforço, e eles se cansam muitas vezes cuspindo a comida. Mas fique tranquila, boa parte dos nutrientes acaba sendo absorvida pelo organismo.

Fique atenta se seu filho está ganhando peso e se desenvolvendo normalmente, pois pode demorar um pouquinho, mas com o tempo ele vai aprendendo a comer direitinho, importante que não o estresse.

Quando seu bebê jogar ou cuspir os alimentos no chão, pode estar de alguma forma tentando se comunicar, como:

  • sem fome (por ter ingerido leite ou outro alimente há menos de 3 horas)
  • não gostar da aparência do alimento ou textura, isso pode incomodá-lo. Para “encantar” os olhos da criança, tenha potes coloridos e coloque pedaços para que ela os retire com as mãos, um atrativo e desde cedo a estimulando não jogá-los no chão.
  • alimentos que exigem muito da criança, pode comprometer a mastigação, assim, não conseguirá triturar ou engolir. Ofereça alimentos cozidos e gradualmente outros mais sólidos.
  • dose certa na quantidade e tamanho do alimento. Se estiver muito grande a criança imediatamente removerá com as mãos, e se exagerar na velocidade, muito provavelmente ele não conseguira1 mastigar ou engolir direito. Não é seguro para o seu filho
  • estar satisfeito é outra forma de se manifestar com alimentos pelo chão. Como não consegue falar, essa é a forma que ele encontra (a mais fácil!!), jogando os alimentos.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint