fbpx

Qual o talento do seu filho?

Toda criança possui um talento!

Às vezes os pais só precisam olhar com um pouco mais de atenção para descobrir exatamente onde estão os talentos do seu filho.

Algumas crianças têm facilidade com as palavras e outras com os números!

Habilidades com uma memória prodigiosa, lógicas e analíticas, ou até mesmo com o pensamento abstrato.
Quando percebe uma criança brincando com botões e um piano infantil, aquele talento inato para a música ou a arte. Há aquelas que se sobressaem no atletismo ou na dança; socialmente bem-dotadas e outras que têm uma habilidade incomum para compreender o psiquismo humano.

Há crianças que têm o tipo de sorriso que ilumina a sala inteira, a bondade parece estar instalada na alma com aptidão para a gentileza e o carinho. No entanto, muitas possuem o dom de persuadir tanto adultos quanto outras crianças a seguirem sua liderança. O que é bom! Compreenda e estimule o melhor lado do seu pequeno.

A avaliação tradicional jamais demonstrará certos dons, pois muitas exibem seus talentos muito cedo na vida, enquanto outras, um pouco mais tarde.

A criança que é inteligente, curiosa e rápida para aprender pode perfeitamente ser bem-dotada do ponto de vista intelectual. A questão é: será importante saber se ela é bem-dotada, nessa momento de vida tão pequena?

Uma outra questão é: Existe algum benefício em aplicar o rótulo de talentosa a uma criança? Provavelmente não.

Não sugerimos que você ignore os talentos óbvios do seu pequeno. Em vez disso, você deve fazer o que todos os pais deveriam: estimular, desafiar, encorajar e proporcionar muita atenção, amor e segurança. Esse é o melhor caminho para ajudar os pequenos a cumprirem esse potencial.

Estimule os talentos, mas também dê apoio em áreas que não há “brilho”. Estimule essas áreas. Leia frequentemente para os bons com números; como rotina, aponte letras e palavras familiares ou não; invente jogos com números, para os bons com palavras… Mas aplauda sempre cada “degrau” de sua evolução ou simples ato de dividir um lanche com o coleguinha.

Se você suspeita de que a criança é bem-dotada, não vá correndo ao psicólogo para verificar, ao aplicar testes nessa idade é geralmente pouco recomendável, porque os resultados podem não ser exatos. Afinal, o teste avalia apenas um número limitado de habilidades e, finalmente, não há muito o que fazer com os resultados, nesse período e fase de crescimento da criança.

Obter notas altas no teste de QI pode, de fato, ter um efeito negativo na relação entre vocês. Os pais a quem se revela que os filhos são intelectualmente bem-dotados costumam nutrir expectativas excepcionalmente altas, e podem pressionar demais a criança, causando estresse e em alguns casos, enorme frustração.

Frequentemente, essa espécie de pressão pode levar à tensão, à infelicidade e falhas no desenvolvimento (a criança, por exemplo, pode ter excepcionais aptidões para a leitura, porém lenta em socialização), gerando estafa prematura.

A tentativa de transformar uma pequena criança-prodígio pode roubar a espécie de infância normal que toda criança necessita ter. Logo, evite criar um “super-minigênio”  e aproveite prazenteiramente cada etapa do desenvolvimento da criança.

Fonte: O que esperar dos primeiros anos

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint