fbpx

Quando é o meu período fértil?

Como saber e calcular o período fértil?

Se você quer engravidar e calcular o dia fértil, essas orientações podem aumentar as chances de fecundação e determinar as datas das relações sexuais. Mas isso também vale para as mulheres que NÃO querem engravidar!

Assim, você consegue saber quais os dias do mês que tem mais chance de engravidar, ou não…

“Atenção: não use as informações abaixo para fazer a tabelinha, pois a mesma é considerada um método anticoncepcional com elevada taxa de falhas”.

Quando procurar pelo médico?

O ideal é procurar orientação do seu ginecologista para avaliar todas as condições.
Qualquer um que tenha sinais de infertilidade e que tenha tentado conceber por mais de um ano (ou 6 meses, se tiver mais de 35 anos de idade) deve falar com um médico para um diagnóstico completo.

O que é o período fértil?

A definição mais simples para período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas.

Duas informações são essenciais para entender os seus dias férteis:

  • Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas.
  • Os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo as primeiras 48 horas o seu período de maior atividade.

Isso significa que o período fértil costuma ser de até 5 dias. Mesmo que a mulher só ovule 5 dias depois do ato sexual, é possível ainda haver espermatozoides viáveis na sua trompa, à espera do óvulo.

Imagine uma mulher que irá ovular no dia 7 de Outubro. Se os espermatozoides estão mais ativos nas primeiras 48 horas, e se o óvulo só sobrevive por 24 horas, isso significa que o período com maior chance dela engravidar ocorre entre os dias 5 e 8 de Outubro.

calcular+periodo+fertil2

Estudos mostram que a chance de gravidez após relação sexual desprotegida nesse caso hipotético seria de:

  • 5% nos dias 3 e 4 de Outubro (4 a 5 dias antes da ovulação).
  • 30% nos dias 5 e 6 de Outubro (1 ou 2 dias antes da ovulação).
  • 10% nos dias 7 e 8 de Outubro (até 24 horas depois da ovulação).
  • 0% antes do dia 2 de Outubro ou depois do dia 9 de Outubro (mais de 6 dias antes da ovulação ou mais de 2 dias depois da ovulação).

Portanto, podemos concluir que o maior risco de gravidez se dá quando as relações sexuais ocorrem 48 horas antes da ovulação.

Para saber mais sobre o período mais propício para engravidar, leia os seguintes artigos: Período fértil para engravidar e Como aumentar a chance de engravidar?

Fonte: Dr. Pedro Pinheiro  MD.Saúde
Foto capa: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/people”>People photo created by jcomp – www.freepik.com</a>
Foto blog: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by freepik – www.freepik.com</a>

 

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint