fbpx

Reflexos do desenvolvimento intrauterino

Entenda como é o desenvolvimento da criança até os dois anos de idade

​Você sabia que o período conhecido como primeira infância, ou também chamado os primeiros 1000 dias do bebê, é um tempo muito importante para o desenvolvimento humano? Essa fase é um momento fundamental para a saúde e o crescimento neurológico e emocional.

Créditos para a Dra. Ana Amélia Meneses Fialho, pediatra neonatologista e coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Brasília, que explica como acontece o desenvolvimento do bebê nessa fase e os reflexos desde o período intrauterino.

​Importância dos primeiros 1000 dias de vida

Você já ouviu falar sobre os primeiros mil dias de vida e qual sua importância?  Esse período vai do primeiro dia de gestação até os dois anos de idade, ou seja, 270 dias de gravidez + 365 dias no primeiro ano + 365 dias no segundo ano de vida, totalizando os mil dias.

Esse intervalo de tempo é tão valioso que também é conhecido como “intervalo de ouro”. Mas por que esses dias são tão fundamentais? É porque eles podem interferir totalmente no futuro de uma criança, tanto do ponto de vista biológico, com o desenvolvimento e crescimento, como também em relação a questões sociais e intelectuais.

Essa é a fase de maior progresso tanto físico quanto mental que acontecerá na vida de uma pessoa. É nela que ocorre a evolução dos sistemas imunológico e nervoso, além da formação de bons hábitos, como os alimentares, por exemplo, que possibilitarão uma vida adulta com mais saúde.

E essa contagem começa desde o início da gravidez porque já nessa fase há um impacto na saúde do bebê em formação e, consequentemente, todo o restante após o nascimento. Um exemplo disso é a forma como a mãe se alimenta, que interfere, por exemplo, até na formação do olfato e paladar do bebê. Outro exemplo é o reflexo do uso de drogas, cigarro ou medicamentos durante a gestação, que pode interferir no desenvolvimento neurológico do bebê.

É tão importante que, por exemplo, a metade do crescimento do cérebro de uma criança acontece até o segundo ano de vida. E mesmo sabendo que o bebê já nasce com os pontos sensoriais do cérebro como olfato, audição e tato desenvolvidos, é nessa fase que o cérebro apresenta as maiores modificações cognitivas. Nesses primeiros 1000 dias são formadas conexões em uma velocidade única em toda a vida que contribuem significativamente para o aprendizado.

Em curto espaço de tempo as crianças evoluem habilidade de pensar, aprender, raciocinar e falar. Além de adquirirem características sociais e comportamentais quando forem adultos. ​Em relação ao lado físico, também nesse período já prevenir doenças, acompanhar o sistema imunológico e incentivar o sistema neurológico terá reflexos na saúde até mesmo na vida adulta.

Fonte: Dra. Ana Amélia Meneses Fialho, pediatra neonatologista e coordenadora da UTI Neonatal da Maternidade Brasília

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint