fbpx

Ritmo do sono

O sono dos pequenos varia muito até completarem 02 anos de idade

Geralmente as crianças acordam no meio da noite para mamar, principalmente nos 06 primeiros meses, após esse período não tem muita regra. Por isso é importante que não siga orientações de amigos ou parentes, pois cada criança e família têm seu ritmo biológico.

Alguns despertam mais de uma vez, não necessariamente para mamar ou por estarem com fome, apenas não conseguem dormir sozinhos. Outros despertam, mamam e dormem. Tem também os pequenos que acabam te fazendo uma visita no quarto e dormem em um colchão próximo aos pais.

Existem vários exemplos dessa rotina e possíveis combinações como: filhos que inicialmente dormem em um quarto e acabam trocando com o tempo para terem mais independência e identidade. O melhor cenário é a criança que dorme no próprio quarto a noite toda!

Realmente o sonho de muitos pais é simplesmente colocar o seu filho na cama as 9h da noite e só vê-lo despertar no dia seguinte. Mas isso é muito raro para inúmeras famílias.

Dificuldades na hora de dormir

Como estamos falando de temperamentos diferentes, não existe um padrão. Sendo assim, algumas crianças são mais ativas e outras menos. Medo, insegurança, sensação de abandono ou se sentem excluídas e outros temores noturnos, que contribuem para as crianças ficarem mais agitadas, o que faz buscar o aconchego no quarto dos pais. Pode não ser uma solução tão simples ou que seja aplicada à todos, visto que estamos falando de comportamentos e sentimentos, isso pode variar muito.

A recusa de ir para a cama

Com a agitação do dia, muitas crianças tem dificuldade para dormir de cara e continuar a brincadeira. Além do que falamos acima sobre os medos e inseguranças. Sendo assim, mantenha a rotina e ritual para colocar as crianças na cama.

Dicas:

  • acalme o clima da casa, mais ou menos duas horas antes do horário de dormir
  • brincadeiras e agitação deixe para o próximo dia, evite estimular a criança
  • relaxe em todos os sentidos, começando pelo tom de voz e atitudes
  • banho e pijama limpo, escovar os dentes e direto pra cama (algumas crianças tomam um chocolate quente antes de dormir, caso seja o caso do seu pequeno, o faça antes de escovar os dentes)
  • historinhas infantis ajudam muito e já cria um hábito de leitura para a criança.

Ninho Redutor de Berço

O Ninho Redutor de Berço proporciona segurança e conforto ao bebê.
Possui alça lateral auxiliar e zíper, facilitando a higienização.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint