fbpx

Rotina adaptada

Dicas para trabalhar durante a gravidez

Normalmente o primeiro trimestre é o mais difícil de enfrentar, mas essa fase de náusea e cansaço passará. Muitas mulheres acabam descobrindo que o segundo trimestre e as semanas seguintes são um bom período para trabalhar porque não se sentem tão cansadas.

Relacionamos algumas dicas para que trabalhe em segurança e conte com o seu empregador:

  • Por lei, empregadores devem fornecer instalações de descanso para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
  • Se sua empresa tem uma sala de recreação ou descanso, aproveite algum tempo para relaxar, se possível tire uma rápida soneca todos os dias. Pode ser usado esse tempo, no seu almoço ou 15 minutos de café.
  • Se possível, evite ficar muito tempo em pé. Não trabalhe por períodos prolongados sem pausas, e procure se alimentar bem na hora do seu almoço.
    • No caso de uma gravidez de risco, é importante seguir todas as orientações do médico, que pode recomendar que a grávida fique em casa de repouso e passe maior parte do dia sentada ou deitada. Há casos, que deve mesmo ser necessário o internamento no hospital.
  • Tente conseguir alguns minutos durante o dia para realizar exercícios de alongamento para o pescoço, ombros, as pernas e tornozelos.
  • Se seu trabalho é particularmente estressante e pesado, ou está tendo problemas de saúde, pode ser um bom momento de sugerir trabalhar menos, e se possível no modo home office.
  • Vá com calma em sua carga de trabalho diária, principalmente com os afazeres domésticos. Não hesite em pedir ajuda para o companheiro ou familiar.

Para finalizar, nunca coloque a sua vida e a do bebê em perigo, certifique-se que o trabalho não prejudicará ambos.
Notifique a empresa sobre a gravidez e que deseja voltar ao trabalho – se estiver nos planos da família, nos casos da licença-maternidade.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint