fbpx

São gêmeos, e agora?

Tudo o que você precisa saber sobre a gestação de gêmeos

Você sabia que a gravidez gemelar requer acompanhamento pré-natal ainda mais rigoroso?

​A gravidez gemelar, ou múltipla, acontece quando mais de um bebê é gerado simultaneamente. Muitos são os fatores que aumentam a possibilidade desse tipo de gestação: histórico de gêmeos na família, gestação após os 35 anos, fertilização in vitro e gestações gemelares prévias.  

Além dos cuidados necessários de toda gestação, como alimentação balanceada, consultas de pré-natal regulares e a prática de atividades físicas, a gravidez gemelar demanda um acompanhamento pré-natal mais rigoroso, incluindo exames mais frequentes tanto da mãe quanto dos bebês.

O que é gravidez gemelar? 

gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos). 

De acordo com a Dra. Emilie Zingler da Maternidade Brasília, “em razão de mudanças hormonais que ocasionam a liberação de mais de um óvulo por mês, a chance de ocorrer gravidez gemelar é maior em mulheres com mais de 35 anos. Além disso, a probabilidade de gestar gêmeos aumenta também quando são usadas técnicas de reprodução assistida (indução da ovulação, inseminação artificial, fertilização in vitro)”. 

 Tipos de gestação gemelar 

 Conforme explica a obstetra da Maternidade Dra. Nara Vieira, “a gravidez gemelar acontece de duas formas: a mais comum é quando mais de um óvulo é liberado no ciclo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide. Assim, são gerados os gêmeos não idênticos ou bivitelinos, que podem ser de sexo diferente”. A outra forma de ocorrer a gravidez gemelar é quando um óvulo fecundado se divide e origina dois ou mais embriões. Eles possuem a mesma carga genética, sexo e características físicas. Apesar de, muitas vezes, acharmos que os irmãos gêmeos são sempre iguais, cada gestação gemelar tem suas especificidades. Veja. 

  • Dicoriônica e diamniótica: nesse caso, são duas placentas e duas bolsas amnióticas. A chance de os bebês serem idênticos é em torno de 10%. Essa é a gravidez gemelar mais comum. 
  • Monocoriônica e diamniótica: aqui, os bebês dividem a mesma placenta, porém, têm bolsas amnióticas separadas. Os bebês são sempre idênticos.
  • Monocoriônica e monoamniótica: é quando os bebês dividem a mesma placenta e a mesma bolsa amniótica. Os bebês também são sempre idênticos. Essa é a gravidez gemelar menos comum.  

Gravidez de gêmeos: sintomas  

Os indícios da gravidez são bastante comuns e costumam ser mais intensos na gestação gemelar: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono, dor pélvica. Os sinais e sua intensidade variam de gestante para gestante. 

 Como é o pré-natal da gravidez gemelar? 

A médica explica que “a gestação de gêmeos é uma condição que requer atenção e cuidados redobrados. Sabe-se, por exemplo, que o risco de os bebês nascerem prematuros é maior. Por isso, o pré-natal, que já é fundamental na gestação de um só bebê, tem uma importância ainda maior. São necessários consultas e exames mais frequentes para acompanhar a saúde da mãe e dos bebês”.  

Durante esse período, a gestante terá orientação sobre alimentação adequada, prevenção e cuidados com a saúde em geral, a forma correta de praticar exercícios físicos e todos os aspectos práticos de uma rotina de gestante. Serão realizados, também, ultrassonografias em intervalos menores (preferencialmente por médicos especialistas), bem como outros exames com o intuito de avaliar o crescimento e desenvolvimento dos fetos. 

Como é o parto gemelar? 

O tipo de parto a ser indicado para o nascimento de gêmeos dependerá da avaliação médica, considerando muitos fatores. Entre eles, a posição dos bebês, a idade gestacional e como a gravidez está evoluindo. No entanto, há chance maior de indicação de cesariana, uma vez que pode haver riscos relacionados com o parto normal. Portanto, essa avaliação será feita caso a caso pelo médico obstetra.  

Os gêmeos têm muitos itens em comum, confira a lista que indicamos:

  • 1 Berço ou 2 mini-camas;
  • 1 Cômoda grande;
  • 1 Guarda-roupa grande;
  • 1 Poltrona de amamentação;
  • 1 Almofada para amamentação;
  • 1 Cesto para roupas sujas;
  • 2 Móbiles de berço;
  • 1 Babá eletrônica;
  • 1 Cesta para farmacinha do bebê;
  • 1 Porta fraldas grande;
  • 2 Rolinhos protetores ou ninhos redutores;
  • 32 Cabides;
  • 1 Lixeira;
  • 1 Luminária noturna.

Dica – o berço: já pensou em comprar um berço para os dois dormirem juntos? Uma forma de se sentirem seguros, acomodados e em um ambiente familiar, afinal, passaram 9 meses lado a lado na barriga da mamãe.

A dica é funcional para quartos pequenos ou para quem tem o orçamento limitado. Mas conforme eles crescem, se faz necessário duas caminhas mesmo. Pense no orçamento.

Dose dupla para as roupas e acessórios. As roupinhas de bebê são um desafio à parte. Além de perderem rapidamente, eles sujam com frequência, a fralda deixa escapar ou cai alguma papinha.
Lembre-se que a lista de roupinhas considera uma frequência de 3 trocas diárias.

Confira a lista na categoria “Estou Chegando” e considere o valor que estabelecerá para o enxoval.

​​Fonte: Dra. Emilie Zingler, Dra. Juliana Costa Rezende e Dra. Nara Vieira, obstetras da Maternidade Brasília

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint