Como trocar e manusear o recém-nascido
De início você pode sentir medo de segurar e movimentar o seu bebê porque ele parece tão pequeno e frágil. O importante é apoiar a cabeça dele, pois os músculos do pescoço ainda são bem fraquinhos.
Sempre que pegá-lo, fale com ele ao trocar as fraldas ou banhá-lo… Isso tranquiliza e harmoniza a relação de vocês. Com o tempo você ganha confiança suficiente para relaxar enquanto estiver lidando com as atividades do dia a dia.
Existem alguns tipos de trocadores, abaixo relacionamos duas opções:
- você pode optar por um trocador plastificado e com uma espuma bem macia, podendo ser colocado sobre a cômoda ou mesmo sobre a cama.
- ou você pode optar por um trocador anatômico (c/ refil espuma), mais segura no momento da troca de fraldas.
A Bolsa que acompanha um trocador será sua “companheira” para as visitas ao pediatra e algum breve passeio (afinal, não é aconselhável longas viagens neste período de adaptações para ambos..)
Muito mais prática para guardar as coisinhas do bebê e acompanha um trocador para salvá-la em qualquer momento 🙂
Cuidando do bebê:
- apoie delicadamente a cabeça do bebê com a sua mão. Pegue colocando uma mão sob a cabeça e a outra sob as nádegas.
- gentilmente o levante enquanto apoia o corpo e a cabeça dele com cada mão.
- segure seu bebê para que ele se sinta tranquilo até parar de chorar. Sempre posicione a cabeça e as costas, apoiadas por seus braços.
Não tem padrão para as rotinas das funções fisiológicas do recém-nascido, mas após algumas semanas e meses, você perceberá que vai surgir uma rotina natural!