fbpx

Tendências e assuntos na maternidade

Na maternidade, várias tendências e práticas evoluem ao longo do tempo

Parto humanizado:

A busca por um parto mais respeitoso, com menos intervenções médicas, estava em alta, com ênfase na escolha da mulher e no acompanhamento emocional.
E você sabia que uma cesárea ou parto normal podem ser feitos de forma humanizada? Sim, ambos podem ser humanizados.

“As cesarianas são absolutamente essenciais para salvar vidas em situações em que partos vaginais representam riscos, portanto, todos os sistemas de saúde devem garantir o acesso oportuno para todas as mulheres quando necessário”, afirmou Ian Askew, diretor do Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva e Pesquisa da OMS e do programa conjunto da ONU, HRP. “Mas nem todas as cesáreas feitas no momento são necessárias por motivos médicos. Procedimentos cirúrgicos desnecessários podem ser prejudiciais tanto para a mulher quanto para seu bebê.”

As cesarianas podem ser essenciais em situações como trabalho de parto prolongado ou obstruído, sofrimento fetal ou porque o bebê está se apresentando em uma posição anormal. No entanto, como em todas as cirurgias, as cesarianas podem apresentar riscos. Isso inclui o potencial de sangramento intenso ou infecção, tempo de recuperação mais lento após o parto, atrasos no estabelecimento da amamentação e do contato pele a pele e maior probabilidade de complicações em gestações futuras.

Aleitamento materno:

A promoção do aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida do bebê continuou sendo uma prática importante.

É muito importante conhecer e utilizar as definições de aleitamento materno adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro. Veja como o aleitamento materno costuma ser classificado:

  • Quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

  • Quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões), sucos de frutas e fluidos rituais.

  • Quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

  • Quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite, mas este não é considerado alimento complementar.

  • Quando a criança recebe leite materno e outros tipos de leite.

Maternidade consciente:

Muitas mães estão buscando abordagens mais conscientes e sustentáveis na criação de seus filhos, incluindo a escolha de produtos ecológicos e uma abordagem minimalista.

A maternidade é um dos momentos mais mágicos e transformadores na vida das mulheres que escolheram ter filhos.

É importante e necessário muito estudo e preparação física e emocional para contemplar o processo da maternidade de maneira saudável e correta. Por esse motivo, existe uma nova maneira de enxergar a maternidade, que é conhecida como a ‘Maternidade Consciente’.

O processo envolve a ampliação da consciência para as futuras mães, por meio do compartilhamento de informações, caminhos alternativos, ou seja, que saem do padrão conhecido pela medicina, abordando conversa sobre os temas que envolvem o emocional e psicológico das mães, entre outros assuntos fisiológicos, biológicos e até mesmo espirituais.

Tudo para que a maternidade seja um momento ainda mais pleno e transformador. Se você se interessar pelo temas, existem muitos especialistas no assunto e receberá conteúdo base para iniciar Maternidade Consciente, saudável e feliz.

Compartilhamento nas redes sociais:

O compartilhamento da jornada da maternidade nas redes sociais, conhecido como “mommy blogging” ou “mães influencers,” estava em alta, oferecendo suporte e informações para outras mães.

Muitas profissionais deixaram seus ‘importantes’ cargos para se tornarem mães. Hoje, compartilhar a rotina e dividir experiências, pode até ser lucrativo, ou simplesmente, prazeroso e uma forma de desabafar alguns problemas e soluções que contribuem na grande jornada.

Do amor enorme e das grandes descobertas surgem as influenciadoras digitais do nicho de maternidade. São mamães que compartilham nas redes sociais conteúdos da experiência intensa e constante que é ser mãe.

Os assuntos são os mais diversos possíveis, mas, em geral, trazem os ‘bastidores’ da maternidade. São truques, rotina e até novos aprendizados, além das dicas de autocuidado para as mamães. Sobretudo, são conteúdos reais que mostram a verdade de que a maternidade não é simples.

O que achou do conteúdo? Conta pra gente e COMPARTILHE!

Fonte: OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde | OMS, 2007 | www.eusemfronteiras.com.br | G1

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint