fbpx

Verão: Recomendações para a ventilação do quarto

Na dúvida sobre o uso do ventilador ou ar-condicionado no quarto da criança? Confira como refrescar de forma,  conforme recomendação dos especialistas.

É delicioso sentir aquele ventinho no rosto, ainda mais no calor não é mesmo? No entanto, esta é a primeira contraindicação ao optar pelo dispositivo nos quartos infantis.

Recomenda-se que o ventilador fique sempre virado para a parede, assim, o ar circula melhor pelo ambiente. Caso contrário, a tendência é que ele resseque as vias respiratórias do pequeno e cause um grande desconforto.

Outro cuidado necessário é voltado tanto para a higienização do aparelho como também do local que ele está sendo usado. Lembre-se que o ventilador levanta a poeira do ambiente, e por esse motivo, o quarto deve estar sempre muito limpo – assim como suas hélices e grades como prevenção.

Dicas valiosas para um quarto fresquinho

E se sua opção for o ar-condicionado…
Segue com a mesma orientação à limpeza. Antes da instalação do ar-condicionado é importante que os pais tenham em mente que ele é mais efetivo na hora de refrescar o ambiente, tamanho e circulação do ar.

Respeite todas as orientações do fabricante do aparelho, vale dizer o mesmo conselho para os adultos a terem sempre cautela com o filtro do dispositivo, visto que quando ele está limpo contribui para a absorção de partículas com vírus, bactérias e fungos. Caso contrário, ele pode ser um facilitador para doenças infecciosas alérgicas (como gripes e resfriados).

Outro fator que também está diretamente ligado ao ar-condicionado, é o ressecamento do ar do local.
Entenda que a falta de de umidade acaba desencadeando crises respiratórias, principalmente nas crianças alérgicas, com sintomas como tosse, espirros, falta de ar, coceira nos olhos ou nariz, coriza e congestão nasal.

Para equilibrar o ambiente, os pediatras aconselham o uso de um umidificador ao mesmo tempo no quarto da criança. Caso não seja viável para a família, toalhas úmidas e bacias d’água também são ótimos recursos regular a umidade do ar.
Vale a ressaltar que deve uma hidratação constante da criança com água e lavagem das narinas com soro fisiológico.

Já em relação a temperatura do ar-condicionado, pode variar desde 23°C a 27°C.

Sendo o mais importante é que os pais evitem deixar o quarto do filho muito gelado, porque isso pode levar a um choque térmico na saída de um ambiente para o outro.

Compartilhar com:

PinterestLinkedInFacebookTwitterEmailPrint